julho 20, 2012

Vocaloid: Conheça a magia musical

Alguns conhecem Vocaloid, outros já ouviram falar e muitos não conhecem. Por isso resolvi fazer essa matéria para apresentar Vocaloid para os que não conhecem e para os que já ouviram falar. E para os que conhecem, poderá ficar por dentro do assunto.

Na internet existem muitas informações incorretas e imprecisas a respeito de Vocaloid, sites famosos de tecnologia e cultura geek até comentam sobre mas acabam errando por falta de informação (e pesquisas mais aprofundadas) em diversos aspectos sobre o que é Vocaloid, para que serve e qual seu impacto na música. Essa matéria contém as informações para que todos entendam o que é vocaloid.

O QUE É VOCALOID?

Vocaloid é um software de síntese de voz atravéz de fonemas, desenvolvido através de um projeto entre a Universidade Pompeu Fabra, na Espanha e Yamaha, que apoiou financeiramente o desenvolvimento e, mais tarde desenvolveu o software para o produto comercial "Vocaloid". Ele usa tecnologia de sintetização de voz gravada especialmente de atores ou cantores. Sua primeira versão foi lançada em 2003 pela divisão musical da Yamaha. O objetivo inicial do programa era servir como vocalistas de apoio para artistas caseiros, DJs e estúdios musicais.
Para funcionar o software requér bancos de vozes, que simplesmente são samples de uma pessoa, que quando lidas pela engine vocaloid, permitem mudar o pitch, o volume, a intensidade da nota, entre muitos outros aspectos.
A segunda versão do programa, lançada em 2007, permitiu melhoras consideraveis no poder de sintetização.
A terceira versão do programa, possui como diferencial a portabilidade de vocaloid2 para vocaloid3, transições mais suaves de notas e uma interface mais aprimorada. 

O ínicio de Vocaloid 

A Zero-G Corporatio foi a primeira empresa a desenvolver voicebanks para Vocaloid, os primeiros voicebanks lançados se chamaram Leon e Lola. Ambos foram lançados comercialmente em 2004 e receberam prêmios no NAMN. Tanto Leon quanto Lola são vocaloids inglêses.
Depois das vendas razoaveis de ambos os softwares, a Zero-G produziu mais um voicebank para vocaloid, dessa vez utilizaram uma voice actor conhecida na Inglaterra chamada Miriam Stockley, o nome da vocaloid foi em sua homenagem: Miriam. Hoje em dia Miriam ainda é considerada uma das melhores vocaloids inglesas. 

Vocaloid no Japão

Em novembro de 2005 a Crypton Future Media lançou seu primeiro voicebank para vocaloid chamado Meiko. Ela foi a primeira a adotar um avatar. Sua voz foi reconhecida e bem aceita pela qualidade.
Logo após, em fevereiro de 2006, a mesma empresa lançou um vocaloid masculino chamado Kaito, que recebeu esse nome devido a fácil pronúncia e para combinar com a antecessora, Meiko. As vozes de Meiko e Kaito foram escolhidas e programadas para soarem harmoniosas em dueto. 

Vocaloid 2

A versão aprimorada do primeiro software foi lançada em 2007, juntamente com ela uma nova empresa chamada PowerFX lançou um voicebank chamado Sweet Ann, ela foi inicialmente destinada ao público indie e musicistas do MySpace.
Em outubro de 2007 a Crypton lançou o primeiro voicebank para Vocaloid2 chamado Hatsune Miku, seguindo a mesma linha de pensamento, a empresa lançou seu produto com um avatar acoplado a um pequeno perfil da “personagem”. Hatsune Miku foi o maior sucesso de vendas que a história de vocaloid já viu. A personagem gerou merchandising, CDs , roupas, carros, jogos, etc, que somando se tornam em uma franquia milionária.
 
Subsequente ao sucesso inicial, a Crypton lança dois novos voicebanks chamados Kagamine Rin/Len, seguindo a mesma técnica de marketing. Sua recepção foi ruim devido a problemas com seus voicebanks. 6 meses depois eles foram relançados.
Zero-G volta ao mercado lançando uma vocaloid apropriada para a ópera chamada Prima. Devido a seu método de gravação, a limitação desse voicebank para outros gêneros musicais é alta, tornando-a imprópria para quase todos os outros gêneros.
Ainda no mesmo ano, a empresa japonêsa InternetCO lança um vocaloid baseado na voz do cantor popular chamado Gackt.

O próximo vocaloid a ser lançado segue a mesma linha dos outros vocaloids da Crypton, a voz chamada de Megurine Luka possui dois voicebanks, um em inglês e outro em japonês. Ela é a vocaloid mais popular entre os usuários ocidentais.
Seguindo a mesma linha de lançar voicebanks baseados em cantores famosos, a InternetCO lança um vocaloid baseado na voz de Megumi Nakajima. Hoje é o segundo vocaloid mais popular.
Em 2009 a Zero-G lança seu 5 produto chamado SONiKA, o banco de voz possui fonemas destacados e independetes, sendo possível produzir qualquer fonética. Apesar desse diferencial, a voz é considerada a pior voz inglesa para vocaloid, mesmo assim ainda é a segunda mais popular.
Uma nova empresa chamada AHSoftware lança seus três primeiros vocaloids simultaneamente. SF-A2 development code Miki, Kaai Yuki e Kiyoteru Hiyama.
A PowerFX lança seu segundo vocaloid chamado Big Al, é muito bem recebido pelo público e se tornou o vocaloid inglês mais popular.
Tonio foi lançado pela Zero-G em 2010, ele, assim como Prima, é um vocaloid apropriado para ópera.
Em uma parceria entre InternetCO e Avex, a cantora Yuri Masuda, da banca m.o.v.e. grava uma vocaloid, o produto é lançado com o nome de Lily. Ela é considerada a pior vocaloid de lingua japonesa.
A própria Yamaha decide lançar um banco de voz de alta qualidade, eles contrataram a empresa BPlats e lançaram um voicebank chamado VY1, sem avatar, sua intenção inicial era dar ênfase ao músico e não ao vocaloid. VY1 ganhou aplicativos para iPhone e iPad. 

Depois do sucesso de vocaloid no Japão, companhias de outros segmentos começaram a investir em vocaloid, o mascoto do programa infantil Hirake! Ponkikki, Gachapin. O vocaloid é vendido sob o nome de Gachapoid mas seu avatar tem o nome de Ryuto.
A Sanrio também aproveitou o momento para lançar um voicebank para uma de suas personagens do jogo: Hello Kitty to Issho!. Nekomura Iroha é produzida pela AHSoftware e é considerada uma das melhores vocaloids japonesas.
O próximo vocaloid a ser lançado se chama Utatane Piko, ele foi produzido pela Ki/oon Records, empresa parte da Sony Music.
O último voicebank para vocaloid2 é da Yamaha também, seguindo a mesma linha do primeiro lançamento, VY2 é a voz de um jovem, possuindo alta qualidade. Assim como VY1, VY2 também tem um aplicativo para iPhone/iPad. 

Vocaloid 3

VOCALOID3 é terceira versão do software, foi lançado em 21 de Outubro de 2011. A nova versão traz melhorias consideráveis na reprodução de áudio do software, possibilita a inserção de plug-ins e tem retro-compatibilidade com VOCALOID2.
Antes do lançamento do software houve um grande desentendimento de informações por parte do fandom sobre o que seria possível ou não dentro da engine. Muitos pensaram que apenas alguns vocaloids2 seriam importaveis, ou que o vocalistener estaria presente na engine. Porém muitas delas já foram exclarecidas.
É importante ressaltar que:
1. Todos os vocaloids da geração 2 podem ser importados para vocaloid3.
2. Vocaloid 3 não vem com Vocalistener
3. Há dois tipos de editores de Vocaloid3. O editor completo, vendido separadamente, e o TinyEditor, que vem junto a instalação de qualquer voicebank para vocaloid3.
A melhoria mais significativa do novo editor foi a abertura de novos idiomas além do japonês e do inglês. Será possível criar voicebanks em chinês, espanhol e coreano.
Junto com o lançamento do VOCALOID3, 8 voicebanks foram lançados simultaneamente: VY1V3, o mesmo voicebank da VY1 remasterizado para V3, Mew, tendo como voz a cantora Miu Sakamoto, Megpoid V3, tendo 4 voicebanks diferentes: Sweet, Adult, Whisper e Power e SeeU, primeira vocaloid coreana.
Confira alguns videos, para vizualizar melhor sobre o software: 

Vocaloid 2: CV01 Hatsune Miku - Ballade


CV01 Hatsune Miku - World is Mine Live in Tokyo, Japan 

CV02 Kagamine Rin & CV01 Hatsune Miku - Promise Live in Tokyo, Japan

4 comentários:

  1. Adorei! deu pra entender direitinho agora o que é vocaloid

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou Thayna, tentarei fazer outras matérias interessantes para o Mugiwara Otakus.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Conheci seu blog agora e finalmente entendi o que diabos era esse Voclaoid. Muito bom o texto!
    Porém continuo não gostando desse lance DE Vocaloid. Na verdade eu não entendo como um programa acabou se tornando uma febre entre os otakus, com uma quantidade de gente fanática pelas personagens e trocentos mil cosplays em cada evento, sendo que não tem história nem nada. As histórias existentes é feito por fãs e acesso ao produto a maiori não tem pois ouvi falar que é bem caro. Então alguém me explica: por que Vocaloid se tornou tão popular assim? ahshashahs Tá mais dificil de compreender isso do que compreender o filme 2001 - Uma Odisséia no Espaço =p
    Ah estou te seguindo..se puder me segue!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá Tsu..... Bom, sobre a sua pergunta é meio dificil de explicar... O motivo talves seja pelo carisma das personagens, e as vozes Kawaii... Não há outra explicação, eu também não sou muito fã de Vocaloid não ^-^ /// Obrigado por seguir o blog, seguirei você também ^-^

    ResponderExcluir