março 07, 2012

Os mangás invadindo os Palcos

Não contentes em ver seus mangas se movendo e falando em produções de animes e Live Actions, os japoneses decidiram inovar mais uma vez, transformando-os em super produções teatrais, onde os atores literalmente se vestem como personagens para montar a história. Apesar de ter as mesmas características básicas do teatro Cosplay, essas são em sua maioria super produções envolvendo muito mais do que o prazer de se vestir e agir como o personagem que gosta.   

Essas produções Musicais muitas vezes contam toda uma saga da história do manga, ou apenas histórias paralelas criadas pelos produtores, contadas com musicas bem elaboradas, coreografias incríveis e uma encenação invejavel na grande maioria das vezes. 
Vou colocar aqui alguns que eu reaumente adorei...


Alguns exemplos:


Saint Seiya Super Musical

Eu sou totalmente suspeita para falar de Saint Seiya, mas essa produção ficou fantástica. Tudo friamente calculado para tornar a história da Saga da Deusa Eris mais acessível ao teatro. Desde o cenário até os figurinos foram planejados para as lutas, coreografias e movimentos ousados que fazem durante o espetáculo. Eles conseguiram transformar a peça em uma coisa de padrões mundiais, sem tirar as características do Teatro Japonês, que também é fantástico. 

Kuroshitsuji


Acabei optando por pegar dois extremos das produções atuais! Kuroshitsuji já é uma história um pouco mais calma, que Saint Seiya. Aqui eles já exageraram um pouco mais nos personagens que acabaram ficando bem mais interessantes. Eu, como ser atuante em teatro, senti falta de alguns detalhe que seriam acessíveis ao teatro. Mas mesmo com essa observação, os Musicais ( Sim, são 2, contando a 1ª e 2ª partes do Anime ) ficaram fantásticos.

O Caderno Da Morte


E pra quem não colocava fé nos trabalhos brasileiros, esse é a prova que a gente ainda tem salvação. A peça "O caderno da morte", que estreou nos teatros de São Paulo no inicio de 2009, e que agora esta rodando por algumas cidades  espalhando a Palavra de Kira. O incrível dessa peça não é a caracterização ou a história que já é muito conhecida, mas sim a forma facil com que foi montada para todo o publico (Otakus e não Otakus), tornando a peça uma boa para qualquer um que se interesse pela história do Caderno!^^ 

Outros Títulos: Bleach, The Prince of Tennis e Sailor Moon também tem suas versões teatrais, Sailor moon tem versões a quase 20 anos em peças teatrais e musicais.  

Próximas estreias:


Pra quem gostou da matéria ( E pra quem não gostou também fica a dica ) Já esta em produção as peças de Ao no exorcist e Code Geass ambos estreando entre Abril e Maio deste ano!

E pra quem duvida.... 


O contrario também é possível! Shakespeare ganhou versões em manga dos seus maiores Clássicos. Romeu e Julieta e Hamlet ganharam suas versões em manga pelas mãos de Sonia Leong  e Emma Vieceli,  Respectivamente, Foram lançados em 2011 pela editora galera Record. as histórias sofreram alterações para se encaixarem melhor no estilo.




Em Hamlet, o príncipe da Dinamarca aparece em versão futurista no traço de Emma Vieceli (imagem ao lado), do Sweatdrop Studios e uma das vencedoras do primeiro concurso Tokyopop Rising Stars of Manga. A história se passa em 2107, mudanças climáticas acabaram com o planeta e a ameaça de guerra é constante. A Dinamarca se defende dos vizinhos, mas o reino não está à salvo.

Já em Romeu e Julieta, a mudança começa na cidade onde se passa a trama: em vez de Verona, Shibuya, um bairro de Tóquio. Montecchios e Capuletos são rivais da Yakuza, Romeu é uma estrela do rock. Sonia Leong, especialista em anime e vencedora do Young Adult Library Services Association, é a ilustradora que dá novo gás à tragédia inglesa, com maior apelo ao público jovem.


E assim finalizo essa matéria por enquanto... Espero voltar trazendo outras novidades desse genero, já que é onde eu vivo neh! * Sim, mangas, musicas e Teatro são o resumo da minha vidinha! *
Obrigada!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário