março 08, 2012

Biografia: Yuu Watase

Em homenagem ao dia internacional da mulher, trago pra vocês um pouco sobre uma das maiores mangaká do Japão: Yuu Watase


Trajetória
Yuu Watase é uma das mangakás de shoujo mais famosa do Japão e ocidente. Ela nasceu no dia 5 de março de 1970, na cidade de Kashiwada, Osaka. Como a autora usa um pseudônimo, fica difícil descobrir algo sobre sua infância e vida pessoal (algo normal entre os mangakás). Watase é conhecida pelo seu traço único e bonito, com a presença de muitos personagens masculinos com traços afeminados, sendo por isso é considerada uma autora de bishounen. É muito comum a presença de situações fantasiosas em suas obras, como mundos paralelos, seres mágicos e situações sobrenaturais; embora algumas histórias mais antigas sejam bem “cotidianas”. Também é uma marca de seu trabalho as protagonistas divididas entre dois amores (ou que são disputadas por vários rapazes), amizades que são testadas, geralmente por se situarem em lados opostos, e a enorme presença de comédia.

Seu primeiro mangá foi Pajama de Ojama, um one-shot shoujo, lançado em 1989 na revista Sho-Comic. Normalmente no Japão acontecem muitas competições para mangakás amadores que tentam se tornar profissionais, e foi assim que Watase conseguiu sua chance. A história de Pajama de Ojama gira em torno de Misaki Aguri que é a única menina no time de Judô, e ela tem uma queda pelo Capitão. Um dia uma de suas amigas lhe conta uma velha magia chinesa. Se ela usas o mesmo pijama com sua paixão, a pessoa que ela ama aparecerá em seu quarto. Basta deixar a foto dele sob seu travesseiro. No entanto, as coisas não saem exatamente como o planejado.

A carreira de Watase foi complicada no começo, com a publicação de vários one-shots e séries de poucos capítulos até que, em 1991, foi lançado o seu primeiro mangá de mais de um volume: Shishunki Miman Okotowari, que teve um total de 3 volumes e algumas continuações.

Mas foi um ano depois, em 1992 com Fushigi Yuugi que o sucesso viria, foi assim que a jovem de Osaka passou de uma pequenina e desconhecida mangaká para uma mestra de fama mundial. Fushigi Yuugi conta a história de Miaka, uma estudante colegial que está enfrentando exames na escola, um dia vai junto com a sua melhor amiga, Yui, para uma biblioteca, nela Miaka entra em uma sala com um aviso de "proibido a entrada", abrindo um livro que chama a atençao de Miaka, Ela e Yui são sugadas para dentro do livro onde tudo acontece na China medieval. Quando as duas percebem, elas são atacadas por bandidos e do nada aparece Tamahome, que salva as duas. E Miaka, sem saber, Yui misteriosamente volta para a Biblioteca e acompanha tudo que acontece com Miaka pelo livro, so que Miaka sem saber para onde foi a sua melhor amiga, acha que o Tamahome sequestrou ela e então resolve seguir. Mais para frente, Hotohori, o rei de Suzaku descobre que ela é uma garota lendária do outro mundo que iria invocar Suzaku, que traria paz ao reino e realizaria 3 desejos, mas para isso ela precisa primeiro reunir os 7 guerreiros de Suzaku (Dragon Ball??), um deles é o próprio Tamahome. Fushigi Yuugi, ou "Jogo misterioso" em português é uma linda história de amor entre Tamahome e Miaka e briga entre ela e sua amiga Yui, que também se apaixona por Tamahome.

Em 1996 ela criaria mais uma série de grande sucesso, Ayashi no Ceres que ganhou o prêmio Shogakukan de melhor mangá (categoria Shoujo) em 1998. Ayashi no Ceres conta a história de Aya e Aki irmãos gêmeos de uma poderosa e rica família chama Mikage. Suas vidas são perfeitamente normais, porém quando completam 16 anos são chamados para uma reunião na casa de seu Avô para receberem um presente especial. O presente na realidade é um teste, e Aya falha. Sua memória é despertada e é provado que ela é a reencanação de uma Tennyo chamada Ceres e de acordo com a lenda da família essa Tennyo só traria destruição, então resolvem mata-lá. Aya sem saber o que está acontecendo consegue fugir da mansão com a ajuda de Suzumi Aogiri e Yuuhi Aogiri e Tooya, a qual se apaixona no decorrer da série. Suzumi Aogiri coloca Aya a par de sua situação, e enquanto ela luta para conter Ceres dentro de si, seu irmão Aki se torna Shiso Mikage, o ex-marido de Ceres, o homem que roubou seu Hagoromo. A partir desse ponto da história vários acontecimentos explodem ao mesmo tempo, enquanto a Família Mikage caça Aya para mata-la, Aya e seus amigos procuram freneticamente pelo Hagoromo perdido de Ceres.

Yuu Watase chegou a possuir uma revista própria chamada Fushigi Yuugi Perfect World, na qual eram publicados os novos capítulos de Fushigi Yuugi Genbu Kaiden e relançados os de Fushigi Yuugi, além de várias matérias, reportagens, entrevistas e brindes. Após 14 volumes, Watase anunciou o fim da revista para dedicar-se a seu novo mangá shounen, Arata Kangatari, e Genbu Kaiden passou a ser publicado, em periodicidade irregular, na revista Flowers. A autora também publicou em 2007 seu primeiro (e, por enquanto, único) mangá boyslove (yaoi), Sakura Gari, na revista Rinka.

A autora, embora tenha migrado entre revistas, sempre se manteve leal com a Shogakukan. Atualmente está trabalhando com Arata Kangatari na Shounen Sunday e Fushigi Yuugi Genbu Kaiden na Rinka (que se encontra parado). Além desses, ela já divulgou sua próxima obra shounen chamada Piece of Peace, embora tenha adiado o lançamento.






Curiosidades


- Filmes favoritos: Campo dos Sonhos, O Exterminador do Futuro (1 e 2) e Velocidade Máxima.
- Livros favoritos: “Replay”, os livros de Nárnia de C.S. Lewis e qualquer coisa de Mure Yoko.
- Adora jogar Games para relaxar, mais odeia perder. 


Obras


Shishunki Miman Okotowari -  1991 
Fushigi Yuugi -  1992 
Zoku Shishunki Miman Okotowari -  1993 
Epotoransu! Mai -  1994 
Ayashi no Ceres -  1996 
Appare Jipangu! -  1997
Imadoki! -  2000 
Alice 19th - 2001 
Zettai Kareshi -  2003 
Fushigi Yuugi Genbu Kaiden -  2003 
Sakura Gari -  2007 
Arata Kangatari -  2008
Piece of Peace - 2009 (adiado)

2 comentários:

  1. Minhas obras preferidas delas são:
    Fushigi Yuugi, embora não terminei de ler o mangá;
    Ayashi no Ceres, mas só vi o anime mas amei \o;
    Alice 19th, que eu acho que já leram em meu blog, afinal eu falei bastante dele kkkk li esses tempos, mto bom o mangá!!;
    Sakua Gari, um dos meus yaois preferidos, dramático e ao mesmo tempo bonito, encantador e muito tenso, mas amei;
    e Zettai Kareshi que eu amo muito mesmo, li o manga e adorei, amei... muito \o

    ResponderExcluir
  2. As minhas Obras favoritas da Yuu são as mais famosas.... Ayashi no Ceres e Fushigi Yuugi ^-^

    ResponderExcluir