fevereiro 16, 2012

Light Novel: Os livros com ilustrações no estilo mangá

 Eu já assisti centenas de animes, e normalmente quando eu gosto eu proucuro algumas informações sobre o anime, o mangá, o autor, etc. Buscando essas informações, muitas vezes descobri que alguns anime foram adaptado a partir de um Light Novel, e não do mangá.  Então eu fui buscar informações sobre esses tipo de livro.

Características

As light novels (ライトノベル raito noberu, lit. romance(s) rápido(s)) são romances com ilustração geralmente no estilo anime/manga, normalmente tendo como público alvo adolescentes e jovens adultos.Light novels também são chamadas de ranobe (ラノベ) ou rainobe (ライノベ) para encurtar.É comum que as light novels sejam publicadas a princípio como folhetins para depois serem lançadas encadernadas em livros. Com a proliferação do hábito da leitura no japão, as light novels cresceram para as mais variadas formas de publicação, desde os tradicionais folhetins em jornais, passando por revistas literárias como Gekkan Dragon Magazine, The Sneaker e Dengeki HP, ou revistas como Comptiq e Dengeki G's Magazine, com o avanço da tecnologia passaram a ser comuns na internet, tanto em sites profissionais quanto em blogs e até chegaram a lançar light novels para celular.
Nos últimos anos muitas dessas light novels têm sido adaptadas para outros meios, ganhando versões em mangá, anime, cinema e seriados para TV (J-Drama).
Um exemplo de light novels é série adulta Read or Die escrita por Hideyuki Kurata. Read or Die teve tanto versões em mangás quanto uma série em OVA e mais tarde uma em anime. A série em anime R.O.D the TV chegou a ser exibida no Brasil no canal pago Animax. Outro bom exemplo de light novel é a série Kara no Kyoukai escrita por Kinoko Nasu do grupo e empresa Type-Moon. Teve várias adaptações para cinema, contendo 7 filmes e atualmente uma versão mangá que está sendo publicada.Também existe muitos animes/mangás que são adaptados para Light Novel.

 Estilo Literário

É complicado explicar a diferença entre as light novels para a literatura tradicional japonesa, sendo que muito do estilo se perde na tradução.Uma das principais características das light novels é exatamente o fato de serem "romances rápidos" e de fácil leitura, por isso se evitam o uso de kanji de nível avançado. O texto é composto de hiragana e katakana e os poucos kanji são no máximo de nível colegial e sempre acompanhados de furigana.

Além de uma linguagem mais moderna e gírias, alguns escritores preferem inventar novas aplicações para o furigana, que são de pouco uso.
Outras características presentes nas light novels que podem ser traduzidas para as línguas ocidentais são linguagem simples e coloquial, parágrafos curtos, descrições simples e rico uso de diálogos. O efeito de todas essas características em geral é para proporcionar uma leitura mais ágil.

Comentários

Eu já assisti uma grande variedade de animes baseados em Light Novel, porém eu tive pouco contato com esses livros até mesmo pelo difícil acesso desse conteúdo. Pela minha pequena experiência posso dizer que são ótimos para os Otakus que gostam de ler livros, até mesmo pelas ilustrações no estilo anime/mangá que ajudam bastante para que possamos visualizar alguns momentos importantes da história durante a leitura.

Para quem tem interesse em ler alguns Light Novel, poderá encontrar para baixar no blog Light Novel Project.


Animes Baseados em Light Novel

É enorme a quantidade de animes de sucesso baseado em Light Novel, citarei alguns dos mais conhecidos: Angel Beats, Baccano, Ore no Imouto ga Konna ni Kawaii Wake ga Nai, Fullmetal Panic, Durarara!, Suzumiya Harumi, etc...

Confira Algumas Imagens [Clique na imagem para Ampliar]:






3 comentários:

  1. Claro que aceito parceria com seu blog!!!
    Seu blog é legal ^-^

    Xau kisses

    ResponderExcluir
  2. Acho que tem gente que confunde o que é Light Novel HSUSHUAHSAHSUAHSUAHSUAHSU já vi gente muito burra se achando inteligente nesse quesito... bem, pelo menos dá pra sacar o que é um light novel pelo post, isso já ajuda as pessoinhas desagradáveis que aparecem quando eu digo que nunca li uma light novel...
    foda que eu já encontrei um cara falando "nossa eu assisti esse light novel, é muito bacana" e tipo... WTF?
    Como ele vai assistir um livrinho de leitura? HSUAHSUASHUHSUAHSAUHSUASHAUSHAUSAHUSHA

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk /// Concordo Miyaneo, tem muita gente que se acha inteligente (e o pior, acham que são Otakus) que não sabe o que é um Light Novel, e vivem comentando como se soubessem... /// Provavelmente ele disse isso porque viu na descrição "baseando em um Light Novel" kkkk /// Obrigado pelo comentário, estou feliz em saber que estou esclarecendo muitas dúvidas kkkk

    ResponderExcluir