fevereiro 18, 2012

Biografia: Yoshihiro Togashi

Yo minna,estou trazendo mais uma biografia fantástica,dessa vez sobre o criador de YuYu Hakusho um dos maiores sucessos da história dos mangás no Japão.


Trajetória

Yoshihiro nasceu no dia 26 de Abril de 1966, mas foi registrado no dia seguinte, 27 de Abril de 1966, na província de Yamagata. Ele se tornou um mangaká profissional em 1989, após ter ganho o prêmio Tezuka, com o título Ookami Nante Kowakunai!! (Não tenho medo do lobo!!). Em 1990, Togashi criou Tende Shou-waru Cupid (O Anjo Pecador), obra que foi publicada na revista Shonen Jump.Tende Shou-waru Cupid! conta a história de um casal de personagens, cujo rapaz sonha em encontrar uma garota linda, com qualidades e beleza próximos de uma fada, porém a garota que surge em sua vida não é exatamente uma fada, e sim uma diabinha. Durante toda a história, ela esconde seu rabinho e corpo escultural para viver como uma garota normal, ela está sempre do lado do rapaz, aprontando muitas situações hilárias e as vezes cenas um tanto inapropriadas para menores de 16 anos, nada demais além de alguns corpos nús, sempre algo tampando para deixar leve.No verão de 1990 (entre Julho e Setembro), o autor criou um One-Shot para um novo mangá, com nome de Trouble Quartet. Na verdade, ele criou outros One-Shot's, mas infelizmente todos foram rejeitados.
Então, ainda em 1990, ele criou seu maior sucesso, o mangá Yu Yu Hakusho. As aventuras de Yusuke,Kurama,Hiei e Kuwabara venderam cerca de 40 milhões de exemplares somente no Japão, e se tornou um dos maiores sucessos dos quadrinhos japoneses de todos os tempos.Yu Yu Hakusho era para ser uma série de drama, que contaria as histórias de Yusuke Urameshi (Yuuske no original) enquanto ainda é um fantasma, ajudando outros espíritos, e seria assim concluída quando ele ressuscitasse como uma pessoa melhor. Isto pode ser percebido nos primeiros capítulos que nada se parecem com o restante da série. 

Sendo pressionado pela editora, Togashi modificou a história radicalmente, contra sua vontade.A série conta a história de Yusuke Urameshi, um bad boy que morreu atropelado ao tentar salvar uma criança. Como seu ato foi inesperado por todos, principalmente pelo Mundo Espiritual, Yusuke teve a chance de voltar a viver quando decidiu salvar uma amiga de infância em troca de seu retorno ao Ningenkai. Ao retornar à vida na Terra, descobre que uma condição para o seu retorno era a de se tornar um Detetive Espiritual. Devendo se dedicar a combater os demônios do Mundo das Trevas que por um acaso venham a se infiltrar no Mundo dos Homens.E já em outro momento, o autor tinha planos para concluir Yu Yu Hakusho em sua terceira saga, a de Sensui. Mas parece que novamente, devido à pressões da editora, ele foi forçado a criar a saga que hoje conhecemos como “O Torneio de Unificação do Makai”. Ai então, que o nosso mangaká ficou de saco cheio, pois não queria mais desenhar e por isso, os últimos capítulos do mangá estão mal  desenhados, e a história é muito corrida.
Ao mesmo tempo em que Yu Yu Hakusho fazia sucessso nos mangás, a versão em anime também detonava na TV japonesa, fortalecendo ainda mais o título. Um ano após o término das aventuras de Yusuke, ele passou a trabalhar em Level E, mas esta obra rendeu apenas 3 volumes.Level E,é uma história que gira em torno de um universo de ficção científica,onde extraterrestre envolvem humanos inocentes em estranhas situações.

A arte de Togashi pode variar de muito realista a muito cartunesca, o que não o deixa se limitar a um único estilo em seus mangás. Cada mangá feito por ele possui um estilo visual levemente diferente, e isto você pode perceber claramente nos trabalhos, veja por exemplo no caso de "Level E" com traço mais para realismo, enquanto que Yu Yu Hakusho sendo mais puxado para o cartunismo em muitas cenas do mangá.
No dia 6 de Janeiro de 1999, o autor se casou com a Naoko Takeuchi, criadora de Sailor Moon com quem teve um filho. Os dois até criaram um Livro Infantil dedicado à ele, que se chama Oboo-nu-to Chiboo-nu.
 Sua esposa Naoko o descreve como um fanático por games, desorganizado e um pouco estranho. Porém é ao mesmo tempo sincero, com um bom senso de humor e gosta muito de comer (aparentemente ele é fã da cozinha de sua esposa Naoko Takeuchi). Atualmente, Togashi está trabalhando em Hunter X Hunter, Criado em 1998. Neste, é contada a história de Gon,um garoto de 12 anos, ele vive na Ilha Baleia juntamente com sua tia Mito, desde que a sua mãe morreu. Ele acreditava que seu pai havia morrido, até certo dia que estava em grande perigo e foi salvo por um Hunter (Caçador) chamado Kite. Eles conversam e Gon descobre que seu pai estava vivo, e viajando como um "Hunter" pelo mundo. Daí então, o garoto decidi tornar-se um Hunter como seu pai, para assim poder encontrá-lo, já que os Hunters são membros de um tipo de sociedade de elite com licença para explorar todo tipo de lugar.

Houveram várias paradas neste trabalho, em alguma data de 2006 até Agosto de 2007, quando finalmente os boatos vieram a dizer que ele estava retornando a trabalhar no mangá, logo depois em Setembro de 2007 e Junho de 2008 o autor volta a parar, sendo que neste meio tempo lançou somente 2 edições, o autor torneou a paralizar o mangá no final de 2008 retornando em Janeiro de 2010.



Curiosidades

-Apesar de apreciar comidas estranhas como sementes de romã, sua comida favorita é um tradicional arroz com curry.

-Seus hobbies são boliche, filmes de terror, programas de TV sobre ocultismo e video games.

-Togashi é fã da série Biohazard (Resident Evil), e parece gostar de Metallica e Oingo Boingo (como referências a estas duas bandas no anime e no mangá podem ser vistas na parte de Curiosidades).

-Ao escrever notas do autor em seus mangás, Togashi costuma representar a si mesmo como um cachorro.


Obras

-Ookami Nanti Kowakunai! (1989) 
-Tende Shou-waru Cupid (1990)
-YuYu Hakusho (1990)
-Level E (1995)
-Hunter x Hunter (1998)

Nenhum comentário:

Postar um comentário