fevereiro 11, 2012

Doujin/Doujinshi: Os mangás independentes

 Normalmente muitos otakus começam a desenhar no estilo mangá, pelo fato de ser fã e estar completamente integrado a esse universo, depois de um tempo queremos criar nossa própria história, desenhar e divulgar. Surgem então os Doujinshi.

Doujin/Doujinshi os mangás independentes

Doujinshi são mangás produzidos e distribuídos de forma independente. O termo "doujinshi" deriva das palavras Doujin (Palavra japonesa que designa um grupo de pessoas com o mesmo interesse) e Shi (Derivado do termo "Zasshi" ou "Revista").

Normalmente os fãs utilizam personagens já conhecidos pelo publico de séries de mangás, animes ou jogos em situações diferentes, sejam elas coerentes ou não com a história original, na maioria das vezes os autores de doujinshi criam histórias hentai com esses personagens famosos. Existem, porém, um grande número de autores de dousjinshi que criam mangás originais, com personagens e histórias criadas por eles mesmos.

Doujin/Doujinshi no Japão

No Brasil ainda não temos um grande mercado de doujinshi, apesar de estar se expandindo, pelo fato de ter pouco apoio dos Otakus do Brasil em relação a aquisição desses trabalhos. Já no Japão os fãs apoiam bastante essa causa, e o mercado dos doujinshis movimentam uma boa parte do PIB japones. No maior evento relacionado ao tema no Japão, o Comiket (Abreviação de "Comic Market"), aproximadamente 500 mil pessoas se reúnem duas vezes por ano para vender, comprar, trocar doujinshis. Dentro desse evento, os autores se organizam dentro de "círculos"  ou sākuru (サークル), que são categorias de publicação. Muitas vezes os autores se "escondem" atrás desses círculos, para publicar de forma anônima.Autores que estão publicando histórias com personagens conhecidos, por exemplo, se reúnem de forma mais discreta e imprimem um número pequeno de exemplares, já que essas publicações infringem direitos autorais.A maioria das editoras grandes, no entanto, faz "vista grossa" para essas publicações, já que elas ajudam, de certa forma, a divulgar as suas respectivas obras. Às vezes, porém, elas acabam tendo que recorrer a processos e intervenções.

Os doujinshis são a principal parte do mercado de publicações independentes japonesas relacionadas aos mangás, animês e games. Esse mercado, de acordo com a agência de pesquisa Media Create, movimentou, em 2007, 700 milhões de dólares, só no Japão. Na última década, com a expansão da internet, o número de produção e consumo de dōjinshi têm crescido exponencialmente, uma vez que se tornou possível a autores (inclusive de outros países além do Japão) divulgar e vender o seu trabalho online.

Autores famosos que começaram criando Doujin/Doujinshi

A maioria dos mangakás famosos começaram sua carreira publicando mangás de forma independente.
Quando seus trabalhos começam a ser reconhecidos, as editoras os conviam para publicar em suas revistas. É por isso que as editoras estão sempre presentes nos grandes eventos como o Comiket. Quando um mangaká publica doujinshis, ele é, na verdade, mais popularmente conhecidos como "doujinshika".

Alguns dos mais famosos são:

Akamatsu Ken: Criador de Love Hina e Negima, continua até hoje fazendo dōjinshis que ele faz sob o codinome de Awa Mizuno.
Clamp: Criadoras de Card Captor Sakura, xXx Holic, Magic Knight Rayearth, Tsubasa Chronicles, entre outros...
Koshi Rikdo: Criador de Excel Saga 
Rumiko Takahashi: Criadora de Urusei Yatsura, Maison Ikkoku, Ranma 1/2, InuYasha, entre outros...
Kajishima Masaki: Criadora de Tenchi Muyo, publica doujinshis até hoje, para divulgar mais informações sobre os personagens e universos de suas séries.

4 comentários:

  1. Acho que falar de doujinshi no Brasil é meio errado, porque mesmo com alguns ou uma publicação ainda fica no meio termo isso. Gosto das doujinshis yaois pelo fato de ser fujoshi, mas nunca vi nenhuma normal kkkk existem, além da cerca que os define como impróprios para menores de 18 anos, a capacidade de explorar vários aspectos legais de um autor independente. Atualmente o espaço tem sido muito grnade pelo lado yaoi, eu conheço algumas autoras e circos, que são bem famosos por doujinshis, e já até chorei em algumas.
    O mais próximo de brasileiro que existem de doujinshi (como estão agora no Japão) acho que são os fanarts ou fancomics, e tem mais um termo de publicação que agora eu esqueci o nome HSUAHSAHSHAUSHUSAHAU
    ~não sabia que a Rumiko Takahashi era doujinshika kkkkk a mais conhecida eu acho que é a CLAMP mesmo lol...
    Kissus Kissus

    ResponderExcluir
  2. Na minha opinião eu não acho errado empregar a palavra Doujinshi no Brasil.... Pelo ao contrário, acho importante para que os autores brasileiros saibam a diferença, até porque eu vejo muitos falando em Fanzine que muitas vezes não é o termo correto a ser usado. Acho que o Brasil tem uma carência de Doujinshika. /// E sim, a Rumiko era uma Doujinshika... eu sitei apenas alguns, existem muitos outros que também começaram fazendo Doujinshi.... /// Obrigado pelo comentário ^-^

    ResponderExcluir
  3. Ah, eu disse que é errado falar que é doujinshi sendo que é fanzine, porque as duas são bem diferentes, mebora tecnicamente, para os leitores, tenham o mesmo aspecto lol
    Eu já comprei umas fanzines, os caras estão lutando pra conseguir desenhar ehuehehhu Mas também é incorreto falar que doujinshi é fanzine...
    Ah com certeza deve ter mais lol.. alguns entram para o mundo manga lançando oficialmente uma oneshot, mas algumas até revelam os nomes de doujinshis, isso é legal pra ver a evolução deles, que eu sou viciada! kkk

    ResponderExcluir
  4. Eu sou viciado em ver a evolção deles, e conhecer mais sobre a vida dos autores que fazem a nossa alegria *-* // Bjos XD

    ResponderExcluir