fevereiro 28, 2012

Biografia: Hiromu Arakawa

E ae galerinha,hoje no "Biografia dos Mangakás" vamos falar da autora que se consagrou com a obra Fullmetal Alchemist,Hiromu Arakawa.

Vida Pessoal

Hiromu Arakawa (荒川弘 nome real, Hiromi) nasceu em Tokashi, uma província na ilha mais setentrional (Mais ao Norte) do Japão, Hokkaido. Sua família possuía uma fazenda de laticínios e batatas e Hiromu foi criado lá junto com várias irmãs. Quando adolescente, ela ajudou os pais nas tarefas agrícolas no campo. Ela disse que mangá sempre foi um de seus hobbies e que ela lia mangás de todos os gêneros. Kinnikuman é um de seus mangás favoritos de todos os tempos. Quando criança, Arakawa sonhava em descobrir o que estava além das fazendas e viu a profissão de mangaká como sendo ideal, "light" e despreocupado. Ela frêquêntou uma grande escola agrícola, como ela se formou, concordou com seus pais, que iria ajudá-los na fazenda durante 7 anos e durante esse tempo iria ter aulas de pintura em óleo regulares da cidade. Como esse período terminou, ela mudou-se para Tóquio para perseguir seu sonho de se tornar um mangaká e jurou a seus pais, que ela só voltaria para casa quando conseguisse viver sem ser uma mangaká.

Vida Profissional

 Arakawa começou a trabalhar com mangás fazendo doujinshi (como a maioria dos mangakás) com as amigas, um dos mais conhecidas foi Shishi Juushin Enbu, um trabalho em parceria com o seu amigo Zhang Fei Long. Algumas idéias deste fanzine foi incorporado ao mangá Juushin Enbu (Hero Tales). Um dos primeiros trabalhos remunerados que Arakawa teve como mangaká foi criando quadrinhos curtos (também conhecido como youkoma) para uma revista chamada Gamest, onde ela fez paródias dos jogos retratados nas edições da revista. Na época, ela usava o pseudônimo de Edmund Arakawa. Depois disso, ela foi aceita como assistente do mangaka Hiroyuki Etou, conhecido por seu mangá Mahoujin Guru Guru.
 
 Seu primeiro mangá profissional foi Stray Dog (1999), um one-shot que foi publicado pela Enix depois de vencer o Prêmio "21st Century 9 Shounen Gangan " do concurso. Stray Dog é um mangá de fantasia medieval que narra a história de Fultac, um mercenário e bandido, que descobre uma criatura chamada "cão militar" (uma espécie de quimera entre um cão e um ser humano), como ele pilhou um grupo de bandidos de recados, que começa a segui-lo ao redor do mundo.  O vencedor deste concurso ganhou também um contrato com a Enix, porém a maioria de seus trabalhos foram publicados na editora Gangan. Em 2000 ela trabalhou em um mangá de paródia intitulada Totsugeki Tonari no Enikkusu. Uma paródia mangá, descrisional sobre Enix (mais tarde SquareEnix) e a relação de Arakawa a ela.

Seu trabalho seguinte foi a série Shanghai Youma kikai de 2000 à 2006,um mangá humorístico/aventura que conta a história de uma Shanghai futurista,apocalíptico, onde demônios andam livremente entre os humanos e se escondem como pessoas normais. O governo está consciente desses demônios e criam uma lei onde esses demônios podem permanecer em Xangai. Um grupo especial de detetives é então convocado para cuidar de qualquer demônio que possa quebrar essas regras, sendo responsável por enviar tal demônio de volta para onde ele veio.
O título seguinte de Arakawa iria transformá-la em uma mangaká mundialmente conhecida, Fullmetal Alchemist, começou a ser publicado em agosto de 2001 e teve regulares capítulos mensais até seu final, em junho de 2010. Inicialmente, foi considerado pelos críticos com desinteresse, mas rapidamente ganhou popularidade pela sua qualidade e espessura da trama. O sucesso do mangá rendeu duas séries de animação e uma extensa franquia. Ele também tornou Arakawa um dos mais prestigiados prêmios dados a um mangaká no Japão: o Prêmio Anual de Mangá Shogakugan. Ela ganhou o prêmio na categoria Shonen em 2003. Fullmetal Alchemist conta a história dos irmãos Edward e Aphonse Eric em um mundo onde a alquimia é predominante com base na troca equivalente,e existe uma regra que jamais pode ser quebrada,ninguém pode tentar realizar uma transmutação humana (tentar trazer um humano de volta a vida). Com a morte de sua mãe,os irmão Eric começam a estudar alquimia para realizar a trasmutação. Ao tentar realiza-la Ed perde um braço e uma perna e Al perde todo o corpo,mas Ed consegue selar a alma do irmão em uma armadura. Ed então é convidado para ser um oficial,ela aceita pois assim poderá pesquisar sobre a pedra Filosofal (a única maneira de recuperar o corpo de Al e os membros perdido por Ed). E assim os dois partem em uma jornada para localizar a pedra Filosofal.
Durante a publicação de Fullmetal Alchemist, Arakawa também trabalhou em outros mangás, entre one-shots e séries, principalmente o mangá humor negro Raiden-18 2005. Raiden-18 conta a história da Dra. Tachibana, uma menina cujo hobby é a construção de Frankensteins combate, colocando-os em batalhas com os Frankensteins de outros médicos em arenas especiais. Sua criação mais recente e poderosa, Raiden 18 anos,de acordo com Tachibana, foi construído a partir "peças de primeira classe" e com uma parte especial que da à Raiden 18 um forte sentido de lealdade. Mas Raiden 18 é também um rebelde e ele sempre questiona seu mestre e sua moral, fazendo com que ambos lutam entre si constantemente. Outro trabalho de Arakawa é o one-shot Souten no Koumori de 2006,série dramática sobre ninjas no Japão Imperial.
A segunda longa série de Arakawa foi Juushin Enbu (Hero Tales) de 2006 à 2010. Juushin Enbu conta a história de uma China Imperial, onde as nações lutavam entre si por influência e poder. Um menino, chamado Taitou, descobre que é detentor de poderes sobrenaturais e a encarnação de uma estrela. Este poder que é dado tem um preço, uma vez que outras pessoas também são encarnações de outras estrelas e vai lutar com ele para o poder de controlar o Império.
 
Em 2008 Arakawa criou Noble Farmer, uma autobiografia bem-humorado sobre Arakawa, em Farmer Noble ela fala sobre sua vida na fazenda e sobre a vida agrícola, na cidade e tudo que passa pela sua mente. Ela recorrentemente fala sobre o leite e seus benefícios para a saúde.
 Atualmente, Arakawa tem garantido um contrato com Shogakugan Weekly Shounen Sunday e está publicando a sua primeira série não fantasiosa de sua carreira  Gin no Saji (Silver Spoon) de 2011 - Atualmente em publicação. Silver Spoon é um mangá que conta a história de Hachiken, um estudante brilhante de uma escola preparatória que decide deixar a Sapporo e os seus estudos avançados para estudar em uma grande escola agrícola, onde os alunos se preparam para ser agricultores, chefs e veterinários. Hachiken tem de se adaptar a um novo modo de vida, acordar antes do amanhecer, tendo que cuidar de animais, e comer alimentos saudáveis ​​e aprender todo o conhecimento que o novo este estilo de vida exige.

Estilo

Arakawa geralmente representa a si mesma como uma vaca de óculos, pois ela nasceu e cresceu em uma fazenda. Esta escolha de um alter-ego diz muito sobre o estilo de Arakawa (mas consistente) despretensioso por escrito. Ela geralmente tende a escrever sobre acontecimentos cotidianos com ênfase nos sentimentos das pessoas, visões de mundo e concepções / ideias erradas, mas tende a representá-lo com humor e piadas, para torná-la divertida e acessível.
Para criar a história do mangá Fullmetal Alchemist, Arakawa tinha lido livros relacionados a alquimia, que ela achou muito complicado devido ao fato de que alguns livros contradizem outros. Arakawa foi atraída mais por aspectos filosóficos do que por aspectos práticos. Para o conceito de troca equivalente, ela foi inspirada pelo trabalho de seus pais, que tinha uma fazenda em Hokkaido e sempre tinha que se esforçar muito para ganhar o dinheiro para comer. Arakawa quis integrar os problemas sociais na história,ela recolheu informações assistindo programas notícias e conversando com as pessoas, como refugiados, veteranos de guerra e ex-yakuza.

Vários elementos do enredo contava sobre estes temas, tais como Pinako Rockbell cuidar dos irmãos Elric após a morte de sua mãe, e os irmãos ajudando pessoas em todo o mundo, para obter uma compreensão do significado da família. Para criar o mundo ficcional de Fullmetal Alchemist, Arakawa se inspirou depois de ler sobre a Europa durante o período da Revolução Industrial , ela ficou impressionada com o quão diferente as pessoas de diferentes países foram, em termos de sua cultura, arquitetura e roupas. Ela ficou interessada especialmente na Inglaterra durante este período e "acrescentado a ela o seus próprios elementos originais para transformá-la em um mundo de fantasia". Quando o mangá começou a serialização, Arakawa já tinha em mente como a história iria acabar. No entanto como a trama foi prolongada, ela sentiu que alguns personagens foram amadurecendo e decidiu mudar algumas cenas, resultando em alguns esboços dos rostos dos personagens improvisados. Na criação de desenhos dos personagens, ela comenta que os mangakás Suihou Tagawa e Hiroyuki Etou são suas principais inspirações, e diz que seu estilo é uma mistura de ambos. Arakawa iseriu comédia como centro no mangá porque ela acha que é destinado ao entretenimento, e tentou minimalize os foco de cenas tristes.

Curiosidades

Arakawa é casada e tem dois filhos: um menino de 3 anos e uma criança de gênero desconhecido nascido em setembro de 2011. Seu marido e seu filho mais velho apareceram em 2011 na edição de julho de Noble Farmer. Ela menciona uma viagem que teve com sua família para a fazenda de seus pais e a primeira vez que seu marido e filho tomaram leite natural.

Prêmios




  • Stray Dog - 1º lugar do 21st Century "Shonen Gangan" 9th Awards


  • Fullmetal Alchemist (mangá) - Vencedor do 49° prêmio Shogakukan Manga Awards, Categoria Shonen. (2004)


  • Fullmetal Alchemist (mangá) - Vencedor do prêmio do 15° Osamu Tezuka Bunkashou, Categoria Inovação. (2011)





  • Obras

    1999 - Stray Dog
    2000 - Totsugeki Tonari no Enikkusu
    2000 - Shanghai Youma Kikai
    2001 - Fullmetal Alchemist
    2005 - Raiden 18
    2006 - Souten no Koumori
    2006 - Juushin Enbu
    2011 - Gin no Saji [Silver Spoon] - (em publicação)

    Um comentário: