fevereiro 27, 2012

Animes/Mangás de esportes: Uma visão além do preconceito!

Olá leitores do Mugiwara Otakus,hoje venho aqui para falar um pouco sobre os animes e mangás de esportes que normalmente são desprezados pelo público em geral através de conceitos simplistas. Esses animes (e mangás) sofrem certo preconceito pelo fato de não ser fantasioso como a maioria dos títulos shonen,ou por se tratar de um esporte que a pessoa nunca teve um contato (porque nunca se deu uma chance para conhece-lo),digo isso porque já aconteceu comigo (nunca tive preconceito,porém ja disse que não gostava do esporte e por isso que não queria assistir certo anime).

Um pouco sobre o gênero...

O primeiro anime a ter uma história baseada em esportes foi Mach Go Go Go (Speed Racer, no Ocidente) em 1967,baseado em um mangá de corrida de carros,daí em diante surgiria diversos títulos de grandes sucessos (e outros nem tanto) baseados em esportes. O maior sucesso do gênero sem dúvidas foi Slam Dunk de Takehiko Inoue que vendeu mais de 120 milhões de cópias,uns dos maiores sucessos da história da Shonen Jump.

Diferentemente do Brasil onde temos praticamente um único esporte dominante (O futebol),no Japão são vários os esportes em que os japoneses são apaixonados e talves essa seja a fórmula para o sucesso do gênero. Os japoneses aprendem a gostar dos diferentes  tipos de esportes na escola,onde possui diversos clubes para os alunos escolherem e ingressar em um deles,e assim os mais talentosos têm uma melhor perspectiva para carreira como profissional.

Os animes e mangás de esportes costumam ser bastante realistas e costumam retratar a  amizade entre companheiros de time,também costumam retratar a força de vontade do ser humano para superar qualquer obstáculo e alcançar os seus objetivos.Muitos autores famosos já fizeram mangás de esportes,Rumiko Takahashi é exemplo disso com o seu One-Pound Gospel mangá com temática esportiva e sobre um relacionamento dificíl entre o protagonista que é um lutador de Boxe e uma freira. Outro que também fez um mangá de esportes foi Masami Kurumada com o título Ring ni kakero.

Contato com os animes de esportes

Meu primeiro contato com animes que falam sobre esportes foi com Capitain Tsubasa (Super Campeões no Brasil) de Yoichi Takahashi na extinta rede Manchetee posteriormente na rede TV. Por se tratar de um anime de futebol eu logo me viciei (pois sempre fui fanático pelo esporte),apesar de ser um anime meio sem nexo,pois as jogadas eram muito fantasiosas (como por exemplo a blicicleta onde Oliver Tsubasa dá um mortal antes de dar o chute). Fora esse detalhe,eu gostei bastante pois tem uma história simples e agradavél,onde o sonho de Oliver Tsubasa (Protagonista da série) é ser campeão do mundo jogando pela seleção Japonesa.

Os melhores animes de esportes que eu assisti sem duvida nenhuma foram Slam Dunk de Takehiko Inoue e Hajime no Ippo de George Morikawa,o primeiro é uma série sobre basquete um esporte que antes de assistir SD eu não enchergava nenhuma emoção,achava simples demais. Ao assistir SD mudei completamente de opinão,a história é totalmente fantástica,o protagonista Sakuragi Hanamichi é um delinquente que anda sempre com sua gangue e ele sempre toma um fora das garotas para quem ele se declara (logo no primeiro episódio seus amigos comemoram o 50º  não que Hanamichi levou),porém nesse mesmo dia ele conhece e se apaixona por Akagi Haruko uma garora apaixonada por basquete e então resolve entrar no clube de basquete. No começo Hanamichi deseja apenas impressionar Haruko,mas ao longo da série ele vai descobrindo uma nova paixão,a pelo baquete. Ele começa a odiar o fato de perder uma partida,e sempre deseja ser o melhor do time (Shohoku) e faz de tudo para superar o cara mais talentoso do time (e seu grande rival no amor,já que Haruko é apaixonada por ele) Rukawa Kaede. O basquete pra mim antes de assistir Slam Dunk,era um esporte mediano mas após assistir SD eu passei a ver o basquete com outros olhos.

Hajime no Ippo é um anime sobre Boxe,um esporte que aos olhares comum não passa de vandalismo,porém é um esporte que carrega muita paixão,orgulho e idealismo. Isso é facilmente demostrado no anime,Ippo (Protagonista da Série) é um estudante colegial que sofre bullying só porque sua mãe trabalha alugando barcos para pescadores,ele ajuda sua mãe e por isso os delinquentes de sua escola espancam ele (uma grande palhaçada). Um dia ele é salvo de ser espancado por seus colegas por Takamura,um campeão Japones de Boxe na categoria pesos médios,por esse motivo ele resolve aprender a lutar Boxe. Assim como em SD,em Hajime no Ippo o protagonista não tinha nenhum contato com o esporte,tendo então que começar do zero,a paixão vai sendo despertada ao longo da série o que as tornam muito mais interessantes. Bem melhor do que assistir animes em que o principal é considerado um gênio,algo que vai se tornando chato ao decorrer dos episódios.

Outras séries com temáticas esportivas que são ótimos são Eyeshield 21 de Riichiro Inagaki e Air Gear de Oh! Great (Ito Oogure).Eyeshield é uma série sobre futebol americano,em eyeshild Senna (Protagonista) sempre viveu sua vida fugindo dos valentões,por isso ele adiquiriu uma grande habilidade,uma velocidade fora do comum. Ciente sobre e essa habilidade Yoichi Hiruma (quarterback dos Deimon Devil Bats) obriga Senna a entrar em sua equipe,a principio o protagonista não aceita,mas depois acaba cedendo. O foco da série é o time de Senna tentando chegar no Christmas Ball (um torneio de natal),eyeshield é uma série que retrata muito a superação pessoal e em equipes.
 
Air Gear eu considero um caso a parte,pois é um pouco fantasioso e ao decorrer da série a temática esportiva vai sendo um pouco esquecida e da lugar a muita batalhas. Em Air Gear Ikki (um delinquete lider de uma gangue juvenil) ao ser humilhado por uma ganque de arruaceiros com Air Trecks (parecido com patins,só que possui baterias e outros acessórios que os deixam mais rápidos) resolve dar o troco só não sabe como,logo em seguida ele descobre um segredo de suas irmãs de criação,elas também possui um grupo que competem usando os AT (Air Treck). Ele resolve então roubar um desses AT's e vai atrás do cara que o humilhou,ele consegue da o troco mas entra em um mundo totalmente obscuro (um submundo,pois esses competidores são considerados pessoas fora da lei). Esse anime como dito anteriormente não possui uma temática exclussivamente sobre esportes,pois envolve batalhas de AT's (Patins) algo inimaginável e a história também fica confusa conforme vai avançado (mesmo assim é um ótimo título).


Existem muitos animes sobre esportes que eu ja assisti (Initial D é um deles) e outros que eu ainda pretendo assistir.Enfim eu tentei mostrar que existe realmente um preconceito muito grande com os animes de esportes,porém esses animes merecem uma chance já que possui grandes enrredos e também uma ideologia por trás deles.

3 comentários:

  1. Aceitamos a parceria mediante ao questionario abaixo respondido e enviado para blogumo@live.com:
    Nome do Blog/Site:
    URL do Blog/Site:
    URL do Button:
    Nº De Visitas: (mínimo 20)
    Nota: Colocamos vosso banner após a vossa colocação do nosso

    ResponderExcluir
  2. Parceria aceita, já add o vosso button!

    ResponderExcluir
  3. uu - Falta vc seguir meu blog

    ResponderExcluir