janeiro 16, 2012

Biografia: Eiichiro Oda


Eiichiro Oda (em japonês 尾田栄一郎), nascido em 1 de Janeiro de 1975 na cidade de Kumamoto, na província de Kumamoto, é um mangaka,conhecido por ser o  criador da série One Piece. É casado com Chiaki Inaba, que interpretou a personagem Nami durante as performances de palco de One Piece no festival Jump Festa.

Enquanto criança, Oda foi inspirado por vikings e decidiu se tornar um mangaka. Ainda novo, ele enviou um personagem chamado Pandaman para um mangá clássico de Yudetamago (Kinnukuman) que não apenas foi utilizado em um capítulo do mangá, mas mais tarde retornou como figurante recorrente nos trabalhos do próprio Oda.
Com 17 anos de idade, ele enviou seu trabalho Wanted! para publicação e ganhou diversos prêmios, incluindo o segundo lugar no cobiçado Prêmio Cultural Osamu Tezuka. Isso propiciou-lhe um emprego na revista Weekly Shonen Jump, onde inicialmente trabalhou como assistente da série de Shinobu Kaitani (Suizan Police Gang), logo em seguida indo trabalhar com Masaya Tokuhiro, auxiliando-o nos títulos Jungle King Tar-chan e Mizu no Tomodachi Kappaman, que lhe deu uma influência inesperada no seu estilo artístico.
Aos 19 anos, ele trabalhou como assistente de mangaka, juntamente a Hiroyuki Takei (criador de Shaman King), para Nobuhiro Watsuki (criador de  Rurouni Kenshin). Durante esse período, ele desenhou duas histórias de pirataria curtas, chamadas "Romance Dawn", onde se inspirou para criar One Piece. Em 1997, One Piece apareceu pela primeira vez na revista Shonen Jump e rapidamente se tornou um dos mangás mais populares do Japão.
São nítidas algumas homenagens feitas pelo autor a alguns ídolos em seu trabalho. Exemplos disso são nos nomes de personagens como Marshall D. Teach (o nome verdadeiro do rapper americado Eminem é Marshall). Há também outras referências aos seus ídolos não somente quanto à nomes, mas também aparências: o design, por exemplo, dos vilões de One Piece, Enel, Jango e Spandam são, respectivamente, homenagens a Eminem, Michael Jackson e possivelmente a WWE Wrestler Mankind ( ator e lutador de wrestling profissional).
Oda também teve sua participação no anime One Piece onde ele deu voz ao personagem "Odacchi" - apelido pelo qual o próprio Oda é conhecido - num curta temático de futebol que foi ao ar junto ao 3º longa da série.
De acordo com uma entrevista de Oda para a Shonen Jump, seu vilão favorito de One Piece é Buggy, o Palhaço. Ele chegou a brincar que Buggy foi literalmente juntado de qualquer jeito, numa referência ao poder de Akuma no Mi atribuído ao personagem.
Sua maior influência é Akira Toriyama (criador de Dragon Ball e Dr. Slump).
Em 2007, Oda desenvolveu para a Shonen Jump, em parceria a Toriyama, uma história curta, composta por apenas um capítulo (one-shot) chamada Cross Epoch, na qual era feito um crossover entre personagens das mais famosas séries de ambos, One Piece e Dragon Ball.

Curiosidades

-Gosta mais de passar a tarde ouvindo música sueca,tomando um bom café,jogando PuyoPuyo,montando legos e assistindo filmes.
-Tem sangue do tipo A.
-Odeia baratas (aranhas também, mas ele deixa isso pra la, pois elas comem as baratas).
-Oda teve o sonho de virar mangaka com base em Dragon Ball, portanto Akira Toriyama é o seu mangaka favorito.
-É fã do Eminem, dos cineastas Quentin Tarantino e Tim Burton.
-Os seus três filmes favoritos são Seven Samurai, The Nightmare Before Christmas e Young Guns.
-O pirata de verdade que Oda mais gosta é o Edward Teach, o Blackbeard (Barbanegra).
-O "O" de Oda em sua assinatura lembra muito a sobrancelha do Sanji!
-Seus hobbies são pescar e acampar.
-Oda, atualmente, está casado com a atriz Inaba Chiaki, desde Novembro de 2004, com quem tem 2 filhos.


Frases de Eiichiro Oda

 

"Eu completei 30 anos esse ano (2005). E casei-me no ano passado. Tem dia em que eu penso se devo parar de desenhar mangá e começar a viver como uma pessoa normal, mas eu estou bem como sempre estive."

"Ah Sim, eu fui para casa por um tempo e finalmente tive a minha primeira impressão dos meus pais sobre 'One Piece', eles disseram: 'A Historia daquele Veado é legal..." 

Obs.: Sobre o personagem Chopper do anime One Piece, que na verdade é uma Rena.

 "Existe um restaurante onde eu e minha equipe vamos sempre, lá também vão muitas famílias e as crianças são realmente barulhentas. Em cada assento há uma TV. Quando nós vamos as Quartas-Feiras as 19:00 horas, as crianças estão lá, sentadas como zumbis sem cérebro, com as bocas abertas assistindo a TV. Elas estão assistindo 'One Piece'. Eu cheguei a conclusão que eu dei o melhor de mim."   

 

Entrevista 

 

[Entrevistando escritores de mangá (2007)]

Após o lançamento do último mangá de 2007, entrevistamos o grande professor Eiichirou Oda. Com sucesso nacional e internacional de seu trabalho One Piece por 10 anos, ele falou um pouco para nós, da carreira como escritor de mangá.

Q:  Você pode nos dizer o motivo pelo qual decidiu ser um escritor de mangá?

Oda: Foi quando descobri o que era ‘ser um escritor de mangá’ na época do pré-zinho. Eu gostava muito dos trabalhos do Hujio Hujiko sensei, e quando me falaram que os escritores ganhavam dinheiro pra viver apenas escrevendo e desenhando, acabei ficando impressionado. Porque na época, para mim, ‘desenhar e escrever não era um trabalho’. Meu pai vestia o terno, ia para a empresa, e só voltava do trabalho à noite. Aquilo sim, era trabalhar. Por isso, havia decidido ser um escritor de mangá, já que desde aquela época gostava de desenhar, e recebia elogios dos meus desenhos.

 Q: E, depois disso, o que você fez?

Oda: Quando tinha uns 15 anos, comecei a escrever、e quando fiz 17 anos, ganhei um diploma. Eu só gostava disso, e tipo, eu tinha uma firmeza nos desenhos, mas não conseguia desenhar mangá direito. E, eu não gostava muito de criar histórias, então meu professor me chamava atenção em algumas coisas às vezes. E, se não há história, não dava pra avançar os desenhos.

Essa foi a primeira barreira para ser escritor. Porque pensava que sabendo desenhar poderia ser um escritor de mangá, mas não era nada disso. Depois disso, eu comecei a ler historinhas básicas, para ter uma noção de como fazer uma história legal, que todos possam ler e gostar.

Depois disso, me formei, e fui para a faculdade de Kumamoto. Passei um ano lá, mas não era o que eu queria. Bem, eu não gostava de estudar, e pensava que continuar na faculdade era perda de tempo. (Risos)

Q: Na faculdade tinha alguém que te ensinava sobre Mangás?

Oda: Não, não tinha ninguém. Eu só falava para as pessoas que desenhava, e nada de mais. Naquela época, quando falava que desenhava, todos me zoavam, falando que era coisa de desocupado e retardado. E como não queria que todos me chamassem de Otaku, eu fiquei quieto até ser um escritor de verdade. Virando um escritor famoso, não teria mais porque ficar escondendo que desenho, e isso seria normal. Por isso ficava botando na cabeça “Quero ser um profissional que todos possam admitir!”. Pra mim era o sentimento mais forte naquela época.

Depois de um tempo, parei de fazer faculdade e arrumei um serviço num bequinho, como assistente de um escritor profissional.

Q: Como foi quando você viu a mesa do escritor?

Oda: Eu me lembro direito como foi. Era em 1994, quando estava lançando Midori Yama The Police Gang do professor Mitsutoshi Shimabukuro. Eu me assustei quando vi a mesa do professor, só com os esboços dos desenhos dele, meus olhos brilharam.

Sabe aquele papel da revista da Jump? Que é de papel reciclado, eu pensei que ia ficar todo estranho, mas não. Aquele esboço era muito bonito. Era dez vezes mais bonito do que eu imaginava ser. Eu fui em vários locais de trabalho dele, e a cada lugar que ele me levava pra trabalhar, cada desenho era um mais belo que o outro. Não dava nem pra comparar o meu desenho com o dele.

 Q: Você já se emocionou com algum trabalho junto com os profissionais?

Oda: Foi depois que o professor Mitsutoshi Shimabukuro terminou o mangá na Jump, fui trabalhar com o professor Tokuhiro Tada, do The Jungle King Ta-chan, A lenda do vampiro. Ele é do tipo que trabalha bastante, gosta de fazer as coisas bem certas. Acho que foi aquela vontade de trabalhar que ele tem, que me fez emocionar bastante. Eu até pensei em ir aprender algumas coisas com ele, mas parece que sou preguiçoso demais pra ser um escritor igual à ele. (Risos)

 Q: O que você fazia lá, no local de trabalho do professor Tokuhiro Tada?

Oda: Eu fiquei fazendo os desenhos de fundo dos quadrinhos, e fiquei mais ou menos um ano e meio fazendo desenho de fundo. Mas durante esse tempo, ele me ensinou várias coisas, como contornar pessoas, uma técnica especial para fazer expressões, e etc.

 Q: Depois que você terminou o trabalho com o professor Tokuhiro Tada, você logo foi ajudar o professor Nobuhiro Watsuki? Tinha inúmeras coisas pra fazer, sendo assistente do Professor Nobuhiro Watsuki, não é?

Oda: Sim, logo que terminei os trabalhos com o Professor Tada, fui atrás do Professor Watsuki. Mas não fiquei muito tempo trabalhando com ele. Porque à cada semana ficávamos trabalhando um certo tanto de tempo. Acho que foram apenas quatro meses.  Depois disso, eu só ajudava ele a fazer coisas básicas.

Q: Pode nos contar alguma lembrança com o professor Watsuki?  

Oda: Uma lembrança? Vamos ver... Com o professor Watsuki eu encontrei um monte de sentimentos. Amizade e rivalidade. Não sei, só sei que era muito legal. Era uma coisa ‘muito louca’.

Q: Teve um tempo, que na Jump, um dos escritores mais populares era o Assistente do professor Watsuki.

Oda: É mesmo. Desde aquela minha época de Assistente, eu pensava em trabalhar duro. Então acho que aquela foi a conclusão, de trabalhar duro e afins. Eu tinha ficado muito feliz.

Q: Dentre os rivais, tem alguém que você considera bastante?

Oda: Sim, o professor Hiroyuki Takei, o autor do Shaman King. Ele tem um bom senso, e até hoje ele consegue me surpreender. Ele consegue desenhar facilmente aquelas coisas que a gente diz: - Não, eu não vou conseguir desenhar. - Ele é bom em desenhar robôs, enfim, ele é uma pessoa muito surpreendente. De verdade.

Obras

  -Wanted! (1992) 
  -Itsuki Yakou (1993)
  -Kami Kara Mirai No Present (1993)
  -Monsters (1994)
  -Romance Dawn (1996)
  -One Piece (1997 - Atualmente)
  -Wanted! (1998 - composto por uma coleção de one-shots)
  -Dragon Ball x One Piece: Cross Epoch (2006)


By: (Kon) Reinaldo Guedes

2 comentários: