outubro 12, 2012

Chouyaku Hyakunin Isshu - Uta Koi [ 超訳百人一首 うた恋い ]: O Amor em contos poéticos

Chouyaku Hyakunin Isshu: Uta Koi é sem dúvidas um dos melhores animes da temporada de verão 2012, e um dos melhores Josei que eu já assisti. A série é muito romântica e também engraçada, e os poemas recitados são maravilhosamente belos.

Dados
Categoria: Anime
Nº de Episódio: 12
Gênero: Josei [Romance, comédia]
Ano de Lançamento: 2012
Autor (a): Sugita  Kei

Um Pouco sobre Uta Koi... 

O período retratado no anime é o Heian, no qual a poesia era especialmente importante no cortejo e nos affairs. Mas não apenas nisso: a habilidade que uma pessoa tinha em fazer versos era um dos critérios mais importantes para determinar sua posição na sociedade. Os waka (Forma poética utilizada mais para escrever as emoções humanas do que para explica-las, sendo este um conceito fundamentalmente diferente da poesia ocidental), eram portanto, um quesito essencial na corte. Nenhum movimento literário do ocidente teve jamais uma importância tão forte quanto o waka teve no Japão.

O anime possui uma estrutura com histórias fechadas, onde começam e terminam sempre no mesmo episódio (alguns episódios possuem 2 histórias). Os contos Poéticos do anime mostram como os poemas mais belos do período foram criados através dos casos amarosos dos grandes poetas, onde os casais enfretavam constantes problemas com a sociedade da época e o status social era algo muito importante. 
Entre os temas amoros abordados na série temos: O mulherendo (Narihira) mais belo do período que se apaixona por uma mulher (Takaiko) de classe mais elevada e que é prometida do futuro imperador; Uma poetisa (Sei Shonagon) divorciada que se apaixona novamente, mas seu amado (Sanekata) desiste dela para que esta se torne uma grande poetisa na corte imperial; O filho (Teika) de um grande poéta que se apaixona pela princesa (Noriko), mas por causa de seu status inferior e a diferença de idade, o amor dos dois era algo impossível.

É triste ver como os casos não vão para frente por conta das diferenças sociais ou o pensamento da época. É particularmente facinante o retrato de todas as mulheres da série. Numa época tão machista, é interessante pensar como as mulheres, mesmo tão esmagadas, participavam da nata dos escritores da época.

Poemas...

Separei alguns dos poemas que eu mais gostei, e também um momento de reflexão de Narihira.

"Apesar dos meus sentimentos e sonhos nunca poderem se tornar reais, apenas te peço que suporte a fraqueza e a solidão que sempre se farão presentes.

Vou sentir dor quando pensar em você. Vou sentir um vazio quando desejar você, mas por favor, não se permita desaparecer deste mundo." - Teika (para Noriko).


"Pele clara coberta por um pano vermelho. Você é tão bela... O mundo nunca foi abençoado por tal beleza na era dos deuses antigos. Quando eu te vi pela primeira vez,  fiquei extasiado com a visão de você em trajes carmesim. Agora que estou tão perto, meu amor pode apenas crescer." - Narihira (para Takaiko).


"Repare que pensando bem nós podemos estar separados, se eu quiser ouvir que pinho você tem para mim assim como as pinhas das montanhas de Inabara, eu devo voltar para você.

Eu preciso ir, mas se você chamar meu nome, eu prometo retornar." - Yukihira (para Hiroko).



"Assim como o riacho que desce da montanha Tsukuba vai ganhando força até se tornar um rio, meu amor também cresce devastadoramente.

Os sentimentos incertos que eu costumava ter,
Foram amadurecendo com o passar do tempo.
E agora, sei que te amo muito. -  Sadaakira (para Yasuko).



"Na minha idade, eu não tenho mais liberdade para procurar por um novo amor. Eu passei minha vida inteira procurando a mulher que seria "A Escolhida", mas quando a encontrei, ela estava além do meu alcance. Eu já estou velho demais para lutrar Contra os obstáculos que colocaram entre nós. E estou velho demais para ficar esperando. Estou velho demais para ter esperanças. Quando eu finalmente encontrei a resposta que tanto procurava, estava velho demais para aproveitá-la. Uma história bem triste." - Narihira


PV

Por causa de seu tema Uta Koi não atraiu muito a atenção dos Otakus no ocidente e nem no Japão. É realmente uma pena, já que se trata de um anime magnífico... Eu recomendo, quem for assistir não irá se arrepender!

5 comentários:

  1. Hm... parece ser interessante.
    Acho bacana animes que "fogem da rotina"..
    Pelo menos não é mais um anime de escolinha.
    Verei se assisto depois e comento sobre ...
    Curti O Review...

    ResponderExcluir
  2. Puts o video ficou censurado =/

    ResponderExcluir
  3. Agora sim, parabens pelo review mano ^^v

    ResponderExcluir
  4. Verdade Yumi, muitos animes Shoujos se tornam irritantes por causa da estrutura: escola + garoto mais popular da escola. // Acredito que irá gostar, assim que assistir comente sim ^-^

    ResponderExcluir