setembro 13, 2012

Maison Ikkoku [ めぞん一刻 ]: A bela gerente e o vestibulando fracassado!

Dessa vez resolvi falar sobre uma das melhores obras de Rumiko Takahashi, um anime magnifico que me chamou muita atenção por causa de sua história envolvente. Maison Ikkoku é considerado pelos críticos como a obra mais realista de Rumiko Takahashi.

Dados

Categoria: Anime
Nº de Episódio: 96
Gênero: Seinen [Comédia, Romance]
Ano de Lançamento: 1986
Autor (a): Rumiko Takahashi
 
Maison Ikkoku Anime/Mangá

Maison Ikkoku ( めぞん一刻 ) é um mangá seinen criado por Rumiko Takahashi (mesma autora de InuYasha e Ranma 1/2) e publicado no Japão pela Big Comic Spirits entre 1980 e 1987. O mangá foi adaptado para a TV numa série de anime de 96 episódios que foi transmitida pela TV Fuji de 26 de março de 1986 à 2 de março de 1988. O anime incluiu alguns arcos de história não explorados na revista, além de ter sido a única animação baseada numa obra da Rumiko Takahashi em que a conclusão da trama corresponde rigorosamente ao final do mangá. A animação foi um grande sucesso e até hoje a audiência do episódio final da série não foi batida no Japão. Na ocasião, o país simplesmente "parou". Muitas empresas liberaram seus funcionários antes do fim do expediente para que pudessem assistir o desfecho do anime. Resultado: 94% dos aparelhos de TV de todo o Japão acompanharam o último capítulo da série.

O estrondoso sucesso talvez possa ser explicado pela riqueza de detalhes na construção dos personagens, cujo carisma transcende os limites da TV, dando-lhes vida a ponto de acreditarmos que não estamos acompanhando a história de seres de acetato, mas de amigos queridos (e reais) que moram na casa ao lado.
Posteriormente, foram produzidos um Final Chapter movie, três OVAs (uma história original e dois resumos) e uma música especial. Um filme live action também foi produzido pela Toei em 1986, embora desvie-se significativamente da história do mangá e do anime. Um especial de TV (também em live action) estreiou em maio de 2007 na TV Asahi, protagonizada por Misaki Ito como Kyoko e Taiki Nakabayashi como Godai. O final do especial foi ao ar em julho de 2008.

História

Exausto, o gerente do Maison Ikkoku, uma típica pensão em Tóquio, decide se aposentar e convida Otonasahi Kyoko  para assumir a gerência do estabelecimento. No dia da posse da gerente recém contratada, Yusaku Godai, um inquilino da pensão que é constantemente infernizado pelos outros moradores, decide pela milésima vez mudar-se da pensão. Porém, ao deparar-se com a beleza da nova gerente, o jovem vestibulando desiste (mais uma vez) de abandonar o Ikkoku. Perdidamente apaixonado, Godai decide conquistar o coração de Kyoko. Mas, além da sua natural inabilidade com as mulheres e as constantes (e sacanas) sabotagens dos inquilinos da pensão, Godai ainda enfrenta a sombra de um adversário quase imbatível: as doces e recentes memórias do falecido marido de Kyoko. Como se isso não fosse o bastante, logo entra em cena Mitaka Shun, um bonito, rico e educado instrutor de tênis disposto a tudo para conquistar o coração da bela gerente. A partir daí, surge um divertido triângulo amoroso, deixando Kyoko indecisa por um bom tempo. Gradualmente, porém, a relação entre Godai e Kyoko amadurece e se fortalece a ponto da jovem sinceramente esperar um pedido de casamento do rapaz. No entanto, toda essa trama central é sustentada por um delicioso pano de fundo, onde acompanhamos paralelamente a boêmia e divertida vida dos outros personagens da pensão e o inevitável passar dos anos.

Personagens

Otonashi Kyoko: É uma jovem víuva, bonita, aceitou substituir seu sogro como gerente do Ikkoku. Kyoko é muita apegada as memorias de seu falecido marido, motivo que a faz evitar Gogai e Mikata. É uma gerente muito prestativa, sempre faz o possível para resolver os problemas relacionados a pensão. Encontra-se em constante situações românticas com Godai.

Yusaku Godai: Godai é um rounin (vestibulando que não passa de primeira no vestibular), não é muito inteligente nem atraente. Ele é motivo de piada para seus vizinhos, que vivem infernizando ele, o que faz Godai pensar em mudar de casa constantemente. Ele se apaixonou por Kyoko a primeira vista, e está sempre tentando conquista-lá, mesmo com a forte concorrência de Mikata.

Mitaka Shun: É um instrutor de Tênis rico, bonito e educado. Ele começa a instruir Kyoko, o que faz com que ele desperte um interesse por ela, e decide conquista-la. Ele possui fobia a cães, o que torna dificil para ele chegar perto de Kyoko quando seu cão, Soichiro, está por perto.

 
Roppongi Akemi: Akemi trabalha em um Bar chamado Cha-cha Maru (onde os moradores de Ikkoku sempre vão beber), costuma deixar muitos clientes do sexo masculino pagar bebida pra ela e muitas vezes chega em casa bêbada. Como ela trabalha no turno da Tarde-Noite no Cha-cha Maru e passa o resto da noite bebendo, Akemi parece sempre ter um olhar sonolento no rosto. Ela sempre atormenta Godai junto com Yotsuya, ela apresenta um certo interesse por Mikata quando este está por perto.

Ichinose Hanae: É uma mulher de meia-idade que raramente é vista sóbria, seu marido (um assalariado-escravo) raramente é visto no anime (chega a ser desconhecido para os outros inquilinos). Ela está sempre apoiando Kyoko e Godai. No entendo, mesmo agindo com boas intenções a maneira como faz as coisas acaba deixando Godai e Kyoko em uma situação pior. É também uma fofoqueira incurável, que adora proximidade quarto dela para o telefone comum.
  



Yotsuya: É um homem misterioso, que adoro atormentar seu vizinho Gogai. Na parede entre seu quarto e o de Godai existe um buraco que ele próprio fez para facilitar sua passagem para a casa do vizinho. Geralmente se veste e fala formalmente, mas o que ele faz fora de Ikkoku é um completo mistério.

Nanao Kozue: É uma jovem bonita e meiga, ela gosta de Godai e acaba se tornando um obstaculo entre ele e Kyoko. Ela se encontra em diversas situações "amorosas" com Godai, o que faz com que todos pensem que os dois sejam namorados.






Ending 6
Comentando: Uma série magnifica e extremamente realista, o que faz com que muitos fãs se identifiquem com os personagens como se fossem reais. Maison Ikkoku é uma história romântica e muita engraçada, e mostra a imensa habilidade de Rumiko Sensei de criar ótimos personagens e muitas histórias. Pra quem ao invés de se preocupar com traços, esteja buscando uma ótima comédia romântica eu recomendo essa ótima série.

3 comentários: