maio 05, 2012

Personagens de Animes e Mangás: Estilos!

E ae galera. Nesse post eu vou comentar um pouco sobre alguns estilos de personagens que estão sempre presentes nos animes e nos mangás. Existem alguns termos que designam esses personagens, e algumas caracteristicas em comum dos personagens dos animes e mangás, que os encaixam em um desses estilos. Bom, chega de conversa e vamos ao que interessa.

Tsundere: A palavra “Tsundere” vem da combinação entre os termos “Tsuntsun” e “Deredere”. Pode parecer muito idiota, mas “Tsuntsun” seria uma espécie de onomatopéia que expressar Irritação e “Deredere” expressa um sentimento mais amável/apaixonado. Ou seja, Tsundere é a definição para aqueles personagens agressivos e rabugentos que, com o passar da história, mostram um lado mais gentil e doce.



Exemplos: InuYasha (InuYasha), Kurosaki Ichigo (Bleach), Kousaka Kirino (Oreimo), Hiiragi Kagami (Lucky Star).


Yandere: Uma espécie de versão inversa do Tsundere. A palavra “Yandere” vem da combinação entre os termos “Yanderu” e “Deredere”. “Yandereu significa “Estar doente” e “Deredere”, bom, vocês já sabem. Ou seja, Yandere é a definição para aqueles personagens de jeito amigável que se tornam violentos e psicóticos de uma hora para a outra por causa de ciúmes, inveja ou possessividade. Um tipo de personalidade muito semelhante ao Yandere, seria o Yangire. A palavra “Yangire” vem da combinação entre os termos “Yanderu” e “Kire”. Eu não preciso explicar o que é “Yanderu” novamente e “Kire” significa “Corte”. Em outras palavras, é a definição para aqueles personagens que são aparentemente normais, mas que perdem o controle por razões que não envolvam afeição. Basicamente, esses dois gêneros são a mesma coisa.

Exemplos: Monkey D. Luffy (One Piece), Souma Kagura (Fruits Basket), Suigintou (Rozen Maiden), Ryuuguu Rena (Higurashi no Naku Koro ni), Sonozaki Shion (Higurashi no Naku Koro ni).


Megane: Como o próprio nome diz, são personagens que usam óculos. Esse tipo de personagem engloba uma variedade de personalidades que tem como característica em comum os óculos e a inteligência. Quando se refere aos homens, normalmente é aquele personagem sério, esperto, que se mostra mais maduro que os outros e tira as melhores notas da sala que todo mundo conhece. Ou aquele personagem tímido, o nerd bobo e desajeitado. No caso das mulheres, o mais típico seria aquela menina com ar gentil e amável, que é tímida, comportada e calma. E assim como nos homens, também existe a Nerd boba e desajeitada que é considerada feia, mas que fica incrivelmente bonita sem óculos. Como a maioria desses tipos de personagens aparece em histórias de colegiais, o Megane é associado com outro gênero: o/a Iinchou (Representante de Classe) ou a/o Seito Kaichou (Presidente do Conselho Estudantil), pois alguns personagens desse gênero costumam usar óculos. Ambos têm as mesmas características básicas, seus personagens são rígidos quando se trata de ordem, tem mão de ferro e se importam muito com os alunos de seu colégio/sala de aula, mas esses tipos de personagens costumam ter personalidade mais variada.

Exemplos: Takagi Akito (Bakuman), Takara Miyuki (Lucky Star), Tashigi (One Piece) Urashima Keitaro (Love Hina), Komui Lee (D.Gray Man).

Echii/Hentai: Ecchi significa "Obsceno". Hentai significa "Pervertido" e nunca é usado para referir a atividade sexual "normal", nem qualquer entretenimento de sexo explícito (vale lembrar que as palavras têm impacto diferente, se uma japonesa chama um amigo de hentai, é equivalente a tarado, ou pervertido, sem uma conotação suja e doentia). Esses tipos de personagens são muito comuns nos animes, como foi dito eles são simplesmente personagens pervertidos, loucos por mulheres.

Exemplos: Sanji (One Piece), Oe Kintaro (Golden Boy), Kyousuke Imadori (School Rumble), Jiraya (Naruto), Mestre Kame (Dragon Ball), Miroku (InuYasha).
 

Loli e Shota: Sem nada muito profundo, Lolis são aquelas personagens femininas que tem aparência infantil com um corpo pequeno e frágil e os Shotas são a versão masculina das Lolis, meninos de aparência meiga e fofa. Uma Loli e um Shouta não precisam ser necessariamente menores de idade, portanto que eles pareçam ou se comportem como uma criança.

Exemplos: Loli - Izumi Konata (Lucky Star), Evangeline Athanasia Katherine McDowell (Mahou Sensei Negima!), Road Kamelot (D.Gray-man). Shota - Mitsukuni Haninozuka (Ouran Highschool Host Club), Hitsugaya Toushirou (Bleach), Ciel Phantomhive (Kuroshitsuji), Fuuta (Katekyo Hitman Reborn).


Yamato Nadeshiko: Só é usada para mulheres e é uma definição usada para definir o “ideal de mulher japonesa” no ponto de vista masculino dos japoneses. Uma Yamato Nadeshiko é aquela mulher prendada, educada, fiel e que saiba cuidar bem do marido e dos filhos e faz tudo pelo bem deles sem reclamar.

Exemplos: Sasagawa Kyoko (Katekyo Hitman Reborn),Nunnally Lamperouge (Code Geass), Honda Tohru (Fruits Basket), Hyuuga Hinata (Naruto).


Pettanko: “Pettanko” vem da junção da expressão “Pettan” e “Ko”. “Pettan” é um tipo de onomatopéia para coisas que estão ou foram amassadas e “Ko” significa Menina/Filha/Criança. Em outras palavras, são meninas com pouco peito, as famosas “tábuas”. No entanto, só o fato de ter pouco peito não faz de uma personagem uma verdadeira Pettanko. Elas precisam se incomodar com esse fato ou simplesmente sentir orgulho disso. Não existe uma faixa etária especifica, mas elas costumam ser adultas ou adolescentes.

Exemplos: Ise Nanao (Bleach), Lina Inverse (Slayers), Fuu (Samurai Champloo), Izumi Konata (Lucky Star), Haruno Sakura (Naruto).


Kuudere: Que vem da junção de “Cool” em inglês e “Deredere”. “Cool” significa Calmo/Frio/Ponderado e “Deredere” já foi explicado. Esse tipo de personagem é aquele que parece inabalável e, às vezes, é até cínico, mas que usa essa máscara de frieza para esconder seu lado frágil. E que por causa desse lado apático, as pessoas tem dificuldade em se aproximar deles.

Exemplos: Yuu Kanda (D.Gray Man), Kuchiki Byakuya (Bleach), Sesshoumaru (InuYasha), C.C. (Code Geass), Ayase Yue (Mahou Sensei Negima!), Uchiha Itachi (Naruto).

Bokukko: “Boku” é o “Eu” masculino em japonês e “Ko” é Criança/Filha/Menina. As Bokukkos são personagens agressivas, que não levam desaforo para casa e tem dificuldades em mostrar seu lado feminino. São as nossas típicas “meninas moleque”. No entanto, isso não quer dizer que elas são machonas. No geral, elas também costumam ser Tsundere e Penttanko.


Exemplos: Miyoshi Kaya (Bakuaman), Suo Mikoto (School Rumble), Kurosaki Kariin (BLEACH), Kagura (Azumanga Daioh).


Dojikko: “Doji” significa Desajeitado e “Ko” já foi explicado. Como ficou bem óbvio, Dojikkos são meninas desajeitadas, que derrubam e tropeçam em tudo e em todos. E o mais importante, elas deve ser muito fofas e Moe. Porque ser desajeitada não é nada se você não for kawaii. Existem alguns personagens masculinos que se encaixam nesse quesito, mas como eles são minoria são deixados de lado.

Exemplos: Shiro (Deadman Wonderland), Tsukamoto Tenma (School Rumble), Hanato Kobato (Kobato), Takara Miyuki (Lucky Star), Asahina Mikuru (Suzumiya Haruhi no Yuuutsu).

Bishounens e as Bishoujos: Bishounen vem da junção de “Bi” (Bonito) com “Shounen” (Menino). Ou seja, é um termo usado para designar meninos bonitos. Bonitos na visão dos japoneses, claro. E na visão dos japoneses, bonito = Aparencia afeminada. Não do tipo que parece uma "bicha louca" (sem preconceitos), só um pouco afeminado (Bom, em alguns casos você pode acabar confundindo com uma menina). No japão a beleza é assimilada com a figura feminina. Por isso, não é estranho ouvir algum japonês dizer “Ele é tão bonito que parece uma menina/mulher”. Bishoujo é a junção de “Bi” e “Shoujo” (Menina). No caso das Bishoujos, esse termo não é lá muito usado para Personagens e sim para um gênero de Animê/Mangá, pois 90% das personagens de animês são Bishoujos. A maioria dos animês Bishoujos vem de Sim Dates (Simulador de relacionamentos) ou Eroges (Jogos eróticos) Harém, onde existe um homem cercados de belas mulheres, onde enredo fica em segundo plano, ou animês onde personagens masculinos raramente fazem uma aparição.

Exemplos: Erza Scarlet (Fairy Tail), Linalee Lee (D.Gray Man), Kikyo (InuYasha), Boa Hancock (One Piece).

Exemplos:  Kazehaya Shouta (Kimi ni Todoke), Bishonen Nagisa Kaworu (Neon Genesis Evangelion), Kousaka Makoto (Genshiken), Sesshoumaru (Inuyasha), Alfabica de Peixes (Lost Canvas).

7 comentários: