maio 27, 2012

K-Pop: Conheça a magia do Pop Koreano!


Oh My God me explique um pouco sobre isso?

Yoo Minna-san, claro claro que eu explico! O K-pop (Korean Pop) surgiu basicamente na década de 90 diretamente da Coréia do Sul, já que na Coréia do Norte não tem muito dessa cultura Pop. Mas engana-se quem pensa que as músicas são aquelas calmas e populares dos orientais, na verdade eles utilizam vários ritmos como R&B, Rock e Pop Bubblegum (mistura de pop e Soul, como eram os Jackson 5). Os clips de tais apresentam muitas coreografias, roupas com estilo único e visual super produzido como cabelos, maquiagem e afins, muitas vezes parecidos com algum personagem de anime, mas a denominação só passou a ganhar força a partir dos primeiros anos da década de 2000.



E como é visto isso por lá?


Diferente dos outros cantores, os cantores de K-pop  levam isso como um estilo de vida, sempre presentes mostrando seu trabalho que venhamos e convenhamos não é algo tão fácil assim, além do mais os k-idols também fazem aparições em programas de TV, Doramas e não aparecem somente em apresentações de dança. Muitas vezes em shows os grupos se encontram entre si para juntos poderem interagir com seu público, pois os artistas de K-pop fazem parte de diferentes corporações, grandes empresas que dominam a indústria de entretenimento sul-coreana. E todo ano essas empresas organizam grandes turnês, especiais de tv, séries entre outros e envolvendo os seus artistas e batalham fortemente pela liderança no país, por isso esses jovens são treinados e supervisionados por essas grandes agencias que chegam a investir cerca de 400 mil dólares.

Os primeiros grupos de k-pop começaram a aparecer em 1992, mas foi com a fundação da maior agencia de talentos da Coréia do Sul, S.M. Entertainment em 1995 que deu notoriedade aos boys e girls bands e no fim dos anos 90 a YG Entertainment, DSP Media e JYP Entertainment resolveram entrar em cena e produzir talentos do k-pop ao público que havia aceitado positivamente esse estilo.




Nossa! Todo mundo gosta desse estilo então?

Nem tudo é o país das maravilhas, na Coréia, assim como em qualquer outro país existem os “anti-kidols” Que fazem de tudo para atrapalharem ou afetarem de alguma maneira negativa suas vida (entrarei em maiores detalhes em outro post), mas um exemplo claro disso foi Lee TaeMin do grupo SHINee que queria apenas estudar como um garoto normal, claro não foi o que ele esperava e começou a sofrer Bullyng. Além das perseguições de pessoas fanáticas que chegavam a incomoda-lo, não o deixavam andar livremente ou xingava-o por ser uma Celebridade. Lembrando que Taemin conhecido como Maknae (mais novo do grupo) era menor de idade e deveria terminar seus estudos. Os termos ‘Taemin assédio’ e ‘Taemin assédio fotos’ são buscas populares em portais de busca. Abaixo um depoimento de um garoto que presenciou junto do amigo esses atos.



“Eu sou um cara em meu 3º ano de ensino médio e isto não é uma mentira. Meu amigo da escola ChungDam me disse que não parou no assédio físico em grupo.
Quando ele vem para a escola aproximadamente 100 alunos se amontoam em seu caminho, impedem ele de passar e tiram fotos, coisas assim. Quando ele tenta passar alguns dizem coisas tipo “você se acha tão grande só porque é uma celebridade” ou “ele não é tão alto quanto eu imaginava” ou “ele não é tão bonito” e muitas outras coisas.
E tem outra história que todos no colégio sabem, de quando ele frequentava as aulas, quando ele comeu seu almoço na área dos professores. Alguns delinquentes do 2º ano vieram e esperaram durante o horário de almoço e quando ele voltou para a sala e sentou na sua carteira, de cabeça baixa, eles chutaram a carteira dele e disseram coisas tipo “Hey, nós parecemos idiotas para você? Você se acha tão grande porque é uma celebridade? Levanta a cabeça!”, etc.
Eles jogam borrachas nele e xingam-no, coisas assim. Isso é meio que de conhecimento geral na escola. Algumas outras delinquentes, 3 garotas, estão sempre seguindo ele, tirando fotos e incomodando ele. Eles estão sempre seguindo ele, tentam segurar a mão dele e coisas assim.”


Caramba! Mas e no Brasil? Isso tudo não é tão conhecido assim.


O K-pop vem se aproximando aos poucos do Brasil, já existem muitos grupos covers de seus k-idols que ensaiam e apresentam em eventos para o público. Graças a esse crescimento o k-pop começou a ficar conhecido, deixando que seus ídolos do k-pop soubessem que são amados no Brasil e colocassem nosso país em sua grade de apresentação. O MBLAQ foi um grande exemplo para quem acompanhou, os fanáticos ou aqueles com curiosidade sobre o grupo, compareceram ao show que seria gratuito, porém o número de pessoas foi maior que o esperado. Além de muita gente parada em frente ao hotel onde estavam hospedados deixando a segurança de lá quase sem cabelos. Eles não vieram apenas para apresentar seu show, mas foram jurados de um campeonato em que o grupo KOLORS foi o vencedor, e graças a essa vitória conseguiram apresentar-se em um programa Coreano representando nosso país.

 MBLAQ e sua performance no Brasil

O problema maior ainda persistia no número de pessoas que foram ao encontro dos Coreanos, que por haver uma grande quantidade de fãs acima do normal tiveram que ficar do lado de fora sem ver o show, digo isso por experiência própria (risos). Mas isso não desanimou muita gente que além dos policias que apareceram no local e por terem parado a Av. Paulista ficaram ali na esperança de ver seu grupo na saída. Infelizmente eles saíram pelos fundos e somente quem os esperava no hotel conseguiram ver seus k-ídols de perto (Lê eu ali).
Depois do Brasil ser reconhecido por um grande número de fãs outras oportunidades vieram, como por exemplo o show da United Cube no espaço das Américas onde conseguiram lotar o local com apresentações de Beast, 4Minute e G.NA. Houve ainda mais uma representante nossa indo para a Coréia... Conhecida como Nys ela conseguiu encantar os coreanos e ganhou uma passagem para ir ver suas k-ídols 4Minute e mostrou mais uma vez que o Brasil não fica para trás no quesito dança!


Pelos Deuses eu nunca ouvi uma música de K-pop!
Ahhh, claro que já!
Você pode não saber mas as músicas de K-pop podem ter uma pequena influência em animes! Vai me dizer que nunca ouviu falar “Nossa que música boa para abertura!” E você está totalmente correto, BoA é quem canta Every Heart de InuYasha ou quem sabe Younha com Houkisoshi musica do Bleach... Tá lembrado? Também já devem ter escutado TVXQ que canta o "Share the world" no anime One Piece ou 2PM que canta "Take off" no anime Ao No exorcist. E para as garotas que adoram Doramas nunca ouviu Stay by me - SHINee e Because i’m Stupidy – SS501 do dorama Boys Before Flowers? Ambas são K-pop, mesmo que o tom seja mais para o lado romântico não deixa de ser K-pop!

TVXQ que canta o "Share the world" no anime One Piece 

Because i’m Stupidy – SS501 - Boys Before Flowers

Outra coisa que percebe-se atualmente é que os otakus começam a se interessar pelo K-pop, pela fisionomia de tal cantor. Como a grande maioria deles tem um rosto afeminado e bonitinhos e influências de cabelos de alguns personagens de animes também estão presentes, assim dá para chamar mais atenção e pesquisar a fundo de onde vieram e o que fazem.Alguns são reconhecidos até como dubladores, o que aumenta o interesse de um fanático por um certo personagem de um anime.
Para quem se interessa um dos locais mais conhecidos para se entreter com essas danças são os eventos de anime (Anime Friends, Anime Dreams, Ressaca Friends), isso mesmo, todo evento tem pelo menos uma apresentação ou sala disponível para esse assunto (As mais conhecidas são Kpop Station e Kpop Brasil). E se querem uma dica o mais próximo será o Anime Friends em Julho, onde haverá uma competição entre os grupos covers no palco principal chamado Kpop Challenge.
O que está esperando? Vamos lá dar esse apoio, além de curtir um evento, tomar muito mupy, e gastar horrores, vamos também apoiar esse novo estilo que está cada vez maior e mais conhecido por aqui! E claro, bater palmas para aqueles que gastam seu tempo ensaiando para que as coreografias não deixem a desejar (Lê eu novamente *risos*).
Então é isso, vejo você na próxima postagem :3

Sugestões, dúvidas, anseios, medos e consultas amorosas são bem vindos!
Arigatoo :3

5 comentários:

  1. Waaaaaa
    Muito interessante.. Realmente.. -qqq
    Espero ansiosamente as próximas postagens..
    Fale mais, futuramente é claro, sobre anti-kidols.. Não sabia que eles eram tão crueis x_x
    Ótima matéria o/

    ResponderExcluir
  2. Omma q lindo adorei o post, um pouco sobre o kpop amado e adorado pelos kpoper e nós somos, eternamente cantando e dançando se apaixonando pelos doramas, coreografias e ñ posso esquecer dos cantores principalmnente eles, kkkkk ADOREI D+... Seng il tchuka hamnidá pra vc e seu blog..
    Saranghae Omma.. <3

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post! Li tudinho e mesmo conhecendo o universo kpop, acabei sabendo de coisas que eu não sabia! Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Muito digno o post u_u falou muito bem sobre nosso mundo <3 ótima materia \o

    ResponderExcluir