março 02, 2012

J-Music: Características

Olá galera,resolvi criar um espaço para falar um pouco sobre os cantores e as bandas de J-Pop/J-Rock/Enka. Mas antes disso vou começar comentando um pouco sobre o estilo musical japones.

J-Pop

J-Pop nada mais é do que o estilo musical conhecido por Pop,porém no Japão esse termo é utilizado para denominar um tipo de música voltado para os jovens. Inicialmente era chamado apenas de pop,no entanto com a popularização da internet nos anos 1990 o estilo passou a ser denominado J-Pop.

Uma de suas caracteristicas é a utilização de instrumentos musicais modernos,como bateria e guitarra,diferente do Enka por exemplo que são utilizados instrumentos tradicionais japoneses (ou mesmo ocidentais). Outra diferença é o uso de uma linguagem informal,ao inves de uma linguagem formal como a utilizada no Enka.

J-Rock

O J-Rock é na verdade um nincho que abriga varios estilos musicais. Da mesma forma que o J-Pop, passou a ter essa denominação com a popularização da internet a partir dos anos 1990. Uma de suas características musicais é a utilização de intrumentos tradicionais do rock (bateria,guitarra,baixo e bateria) e muitas vezes são utilizados instrumentos relacionados a música clássica,como violino e piano. Outra característica é a ênfase na aparência de seus artistas.


Visual Kei: o visual kei está incluso no J-Rock,é uma especie de movimento musical onde as bandas (e os fãs) se produzem com muita maquiagem e se vestem com roupas super estravagantes. Esse movimento surgiu no Japão na década de 1980.


Enka

O enka é um estilo musical que é uma mistura de sons tradicionais japoneses com melodias ocidentais,principalmente de influência americana. Foi criado entre a era Meiji e a era Taisho,como uma forma de musica de protesto.

O termo enka (演歌,literalmente: canção interpretada) se formou originalmente na era Meiji, e começou como uma forma de expressão de desacordo político,discursos em forma de música para fazê-los mais atraentes,porém sua forma mudou rapidamente. Foi o primeiro estilo à sintetizar as melodias japonesas com as harmonias ocidentais para criar um novo estilo musical.No Japão, o enka se tornou realmente um estilo musical de sucesso, nos anos de 1950 com o cantor Hachiro Kasuga.

Os instrumentos mais comuns usados dentro do enka são uma combinação entre instrumentos ocidentais com tradicionais japoneses. O Violão e instrumentos orquestrais em geral são o acompanhamento principal, visto de instrumentos tradicionais japoneses como o shamisen, koto, e tambores de taiko são usados mas de forma mais moderada, aparecendo em momentos chave para proporcionar um toque típico.

O enka se divide em dois grandes sub-grupos: Yonanuki maior e o Yonanuki menor. O Yonanuki maior são as canções destinadas para os homens, com canções geralmente calidaz e tranquilizantes. O Yonanuki menor na diferentemente tende a ser mais emocional, dirigindo-se de maneira recorrente ao desespero, e é usado mais em canções para mulheres.

4 comentários:

  1. Eu gosto mais de J-pop acho bastante interessante esse tipo de música!
    Achei post interessante

    Xau kisses

    ResponderExcluir
  2. Olá Mar-Chan.

    Eu também gosto mais de J-Pop,talvés por influencia dos animes shoujos XD // Obrigado,continuarei trazendo post mais interessantes,Aguarde XD

    ResponderExcluir
  3. Conhesse algum lugar onde posso baixar enka/new-enka ?

    ResponderExcluir
  4. Olá, desculpe pela demora o comentário.. Acho que você encontra Enka para baixar aqui: http://www.tokyotosho.com/

    ResponderExcluir