março 19, 2012

Biografia: Ken Akamatsu

Ken Akamatsu nasceu no dia 5 de Julho de 1968. Assim como a maioria dos mangakás, temos poucas informações sobre sua vida pessoal. Segundo informações, em sua adolescência Ken tentou entrar na prestigiada TODAI (Universidade de Tokyo), mas não conseguiu e foi fazer um curso de cinema (especula-se que daí tenha surgido a idéia para criar  Love Hina). Mais tarde ele se tornou um famoso ilustrador na Comiket (Ele usava o pseudônimo Awa Mizuno). Akamatsu então ingressou em um curso de literatura na Universidade de Chuo, e durante os anos na Universidade ele ganhou dois prêmios na revista Shonen Magazine. Akamatsu também ganhou o cobiçado prêmio 50th Shōnen Magazine's Rookie com seu mangá Hito Natsu no Kids Game.
 Seu primeiro mangá, e grande sucesso foi Ai ga Tomaranai! lançado em meados da década de 1990. Ai ga Tomaranai conta a história de Hitoshi Kobe, um estudante que não é bom em nada do que faz, exceto em programação de computadores. Ele criou um programa de inteligência artificial, que em um certo dia se torna uma garota que vira sua namorada. Em seguida (em 1999) Akamatsu criaria a série que o tornaria reconhecido internacionalmente, Love Hina. A série foi publicada pela Shonen Magazine e vendeu mais de 6 milhões de cópias no Japão, e recebeu o prêmio Kodansha Mangá como o melhor shonen em 2001.
Em Love Hina ele acrescentou elementos de suas próprias experiências de vida. Love Hina conta a história de Keitarô Urashima, um rapaz de 20 anos de idade que já foi reprovado 3 vezes na Universidade de Tokyo, mas continua tentando por ter feito uma promessa a uma menina há 15 anos atrás. Ele se torna gerente de um alojamento feminino e acaba rodeado de garotas: Na maior parte do tempo Keitarô surpreende-as nuas sem querer (quase sempre em uma onsen, ou fontes termais japonesa) e recebe golpes fenomenais de artes marciais. Os personagens de Love Hina são quase todos mulheres, porém um dos dois personagens principais é homem: isso mostra a inspiração da série em jogos simuladores de romance e animes como Tenchi Muyo, que "oferecem" várias garotas ao leitor para que pelo menos uma o agrade. Akamatsu aparece como um personagem em Love Hina , no episódio 14 do anime,no Natal e especiais da Primavera.
Em 2002 ele criou uma série curta intitulada Ground Defense Force! Mao-chan. A série conta a história de três meninas com oito anos de idade, Mao, Misora ​​e Sylvia, elas tentam defender a Terra contra invasores alienígenas. A defesa da terra sofreu um impacto porque os alienígenas são excessivamente bonitos , do qual os combate são televisionados: se as forças lutando contra os aliens não  fossem bonitos, o público se revoltaria, pois seria visto como "bullying". Consequentemente, três líderes militares escolheram suas netas para serem os defensores, tornando-se uma equipe ainda mais bonita do que os alienígenas. Eles têm cada um emblema em forma de trevo que lhes permitem transformar. (Esta transformação não fornece nenhuma aparente habilidade especial).



Akamatsu atualmente está casado com Kanon Akamatsu, que era uma famosa cantora  e é uma famosa cosplayer. Em 2003 iniciou sua série Mahou Sensei Negima
Negi é um garoto de 10 anos, que acaba de se formar na Escola de Magia de Gales, na Europa. Seu objetivo é um dia encontrar seu pai, o Mestre Milenar, dito como sendo o maior mago que o mundo já viu, o qual todos duvidam ainda estar vivo. Para completar seu treinamento e se tornar um Magister Magi, o maior nível entre os magos, ele precisa, porém, completar uma tarefa inusitada: Ser o professor titular de uma sala de aula com 31 garotas da Academia Mahora, um dos maiores colégios do mundo, situada no Japão. O problema é que a Academia não é um colégio qualquer. Na sala de Negi, por exemplo, as garotas são desde samurais e ninjas até vampiras e fantasmas.

Curiosidade

- Ken Akamatsu diz que seu traço foi infliênciado pelo traço da autora Izumi Matsumoto, criadora do mangá Kimagure Orange Road.


Obras

Ínicio de 1990 - Itsudatte My Santa Ai Ga tomaranai!
1999 - Love Hina
2002 - Ground Defense Force! Mao-chan 
2003 - Mahou Sensei Negima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário