fevereiro 14, 2012

Visual Novel: Os jogos onde a história é o foco.


Normalmente uma pessoa escolhe um jogo (para consoles ou PC) pela sua jogabilidade e não pela sua história. A história é comumente deixada para segundo plano, claro que ela é importante porém para os ocidentais a jogabilidade é o foco. Já no japão (e para os orientais) existe um tipo de jogo com foco no enredo, são os famosos Visual Novel.


Um pouco mais sobre o Visual Novel

Visual novels (ビジュアルノベル bijuaru noberu) é um gênero de jogos de videogame e PC bastante comum no Japão.
São jogos focados no enredo, nos quais o jogador acompanha uma história por meio de textos, músicas e imagens e em alguns raros casos, cenas gravadas com atores reais. Em alguns momentos desses jogos o jogador deve decidir que caminho o protagonista deve seguir e, desta forma, o jogo avança. O desenvolvimento da trama destes jogos costuma depender das escolhas que os jogadores fazem durante o jogos. São como filmes ou livros interativos; daí o nome "visual novel".

Jogabilidade 

Visual Novels são destingüidos dos outros tipos de jogos pela sua mínima e peculiar jogabilidade; resumindo-se apenas em precisar o clicar para avançar no texto, acompanhados por gráficos referente às situações ocorridas e trilha sonora. A maioria deles têm um seguimento múltiplo da história e consequentemente vários finais que dependem da opção selecionada pelo jogador (e em alguns casos, escolhendo uma opção "errada" resulta em um Game Over). Algumas exceções não chegam a ter essas opção, sendo centrada em apenas uma única história, como em Planetarian. Embora algumas Visual Novels tentem integrar outros elementos que exijam mais a interatividade do jogador, como por exemplo, em Symphonic Rain, requerindo que se toque instrumentos musicais e só podendo avançar ao ter uma boa graduação, mas, como no exemplo citado, são sempre relativos à história do jogo. As personagens do Visual Novel são normalmete desenhados no estilo Mangá.

Estilo

No geral, Visual Novels são narradas pelo protagonista (na primeira pessoa) e dividida em dias ou capítulos que acompanham-o desde a hora em que acorda até o final do dia. Embora existam exceções, como por exemplo, Saya no Uta, no qual não existem divisões notáveis do tempo e o ocorre mudanças de narrador. Nas características gráficas, costumam ser compostas por um fundo genérico, referente ao cenário onde determinado fato ocorre, junto da sprite das personagens que estão no ponto de vista do narrador e, em certos momentos especiais, CGs: imagens mais detalhadas que foram desenhadas especialmente para definir os elementos da cena em questão, normalmente são armazenadas e, inclusive, algumas são desbloqueaveis, o que motiva rejogá-lo e tentar tomar diferentes decisões.

Gênero e Conteúdo

Muitas Visual Novels são centradas em temas românticos, embora exista outros temas como ficção científica, fantasia e terror. Tradicionalmente nos jogos para PC, principalmente os criados por grupos amadores, costumam ter cenas eróticas e demais fanservice. Embora os de outros consoles costumam ser feitos voltados para todas as idades. Em alguns casos ainda, como em Little Busters!, têm uma produção inicial sem conteúdo adulto e apenas depois é lançado outra com este. E alguns nunca chegam a tê-lo, como em Umineko no Naku Koro ni.

Análise

Pela minha pequena experiencia com esses jogos, ao contrário do que a maioria pensa,posso dizer que são muito bons e muito envolvente com histórias muito bem elaboradas na maioria dos casos. Porém esses jogos são basicamente restritos ao Japão, e muito difíceis de encontrá-los em outras linguas. Os Estados Unidos talves seja o país com mais Visual Novel traduzidos para sua lingua, ainda assim são poucos quando comparados ao número de jogos desse gênero que o Japão possui. No Brasil não existe Visual Novel traduzido para o português,mas existe um fansub que trabalha com traduções desse gênero (YA Fansub). Alguns animes fazem bastante referencia a esse gênero de jogo, como Lucky Star e Ore no Imouto ga Konna ni Kawaii Wake ga Nai (que inclussivel ganharam Visual Novel depois).

Quem tiver interesse no gênero, é possivel encontrar muitas informações no site Visual Novel Brasil.


 Alguns Visual's Novel's Famosos

Alguns Visual's Novel's ficam tão famosos, que chegam a ganhar adaptação para animes é o caso das séries Tsukihime e Fate/Stay Night, ambos da empresa Type-Moon, Clannad e Air, ambos da empresa Key, Higurashi no Naku Koro ni e Umineko no Naku Koro ni, ambos do grupo 07th Expansion, e Phoenix Wright: Ace Attorney e todos seus sucessores, da Capcom.

Confira algumas imagens de Visual's Novel's [clique na imagem para ampliar]:





 



2 comentários: