fevereiro 20, 2012

Mangá Café, Cosplay Café e Maid Café (Butler Café): Ambientes Otaku!

Como já havia dito em um post anterior,existem muitos produtos para otakus que nós (Otakus Brasileiros) não temos acesso,além dos produtos também existes alguns ambientes direcionados para os otakus.Nesse post iremos falar um pouco sobre alguns desses ambientes.

Mangá Café
Como Funciona?

O mangá café é um tipo de café (espécie de ambiente onde você pode tomar café,chocolate,comer doces,etc...) muito comum no Japão,onde os clientes pagam por hora para ultiliza-los.Esses cafés são como bibliotecas de mangás,durante o tempo de permanência os usuarios podem ler qualquer mangá disponibilizado pelo café.Apesar do nome o mangá café não se restringe apenas a ler mangás durante o tempo de utilização,alguns disponibilizam também acesso a internet gratuito e Video Games para os clientes.

Serviços disponibilizados pelos Mangás Cafés
Assentos: Sofá,Cadeira de massagem,Assento Reclinável,Assento Par,etc.

Pc com: TV,Gravadores de discos,Software de escritório,Impressora colorida,etc.

Istalações: DVD's (Animes e filmes),Mangás,Revistas,CD's de musicas,Video Games,etc.


Além do Japão também existe um Mangá Café em Paris-França (A França para quem não sabe é o segundo maior consumidor de mangás do mundo,isso porque trata-se de um país pequeno.).Segundo informações da internet e imagens,parece ter uma ótima estrutura.No Café Mangá  em Paris você paga 3 Euros (Cerca de 9 Reias) pela primeira hora,um valor que para os europeus não é um absurdo,já que lá o custo de vida é auto e automaticamente os salarios são elevados.

Confira Imagens do Mangá Café em Paris [clique na imagem para ampliar]:






Cosplay Café e Maid Café
Como Funcionam?
Explicarei esses dois tipo de Café (parecem mais restaurantes temáticos) pois possuem caracteristicas semelhantes.

Em um Cosplay Café e Maid Café é padrão as funcionárias dos estabelecimente se vestirem de empregadas domésticas francesas (as vezes elas usam orelhinhas de gato ou coelho) e de cosplays de personagens de anime/mangá respectivamente.Elas costumam chamar os clientes de Mestres (ご主人 goshujinsama) ou Senhora (お嬢様 ojousama), Oferecendo uma toalha limpa e mostrando o menu para os clientes.Outra opção de serviço são as fotos polaroid (onde opta-se por uma foto da empregada de sua preferência sozinha,com outra empregada ou com o cliente),Jogos de Cartas,Video Games e/ou até mesmo,ainda que seja meio incomum,um tapa de uma ou mais empregadas.

Butler Café: Existem também alguns Butler Café (já que os Maid café são direcionados principalmente aos Otakus do Sexo Masculino) onde os funcionários se vestem de mordomos ou até mesmo de colegiais,esse tipo de café atrai principalmente as fujoshi que são apaixonadas por amor entre homens

Esses cafés (Restaurantes temáticos) se originaram em Akihabara (o point Otaku do Japão) por volta de 1999.A popularidade desses cafés (restaurantes) se espalhou pelo Japão,e também para outros lugares fora do Japão como: Hong Kong,Taiwan,Singapura,México,Canadá,Estados Unidos e Filipinas.


Confira algumas imagens [clique na imagem para ampliar]: 





Comentários

Pelas caracteristicas do Mangá Café,Cosplay Café e Maid Café eu acredito que seria um ótimo local de lazer e passa-tempo,para os Otakus Brasileiros.Esses não são simples Cafés/Restaurantes,pois o clima é totalmente diferente,só o fato do sermos chamados de goshujinsama   e ojousama já os tornam diferentes.Já pensou em um fim de semana onde não temos nada pra fazer,reunir os amigos e ir para um lugar totalmente integrado ao universo Otaku? Seria simplesmente maravilhoso.É triste saber que no Brasil não possui lugares assim,e acredito que continuará dessa forma até alguém perceber que investir no mundo dos Otakus é lucrativo,seria benéfico para o dono do estabelecimento (que lucraria muito com esse negócio),e para os Otakus (que ganhariam um ótimo lugar de lazer).Se eu pudesse montaria um negócio desses,não pelo dinheiro,mas pela alegria de todos os Otakus do Brasil.

19 comentários:

  1. Olá, gostaria de dar minha opinião sobre seu post =) até acho "interessante" a idéia sobre mangá café e tal, mas os Maid Cafés são completamente RIDÍCULOS e machistas, e é justamente por serem machistas que fazem sucesso no Japão. Só pelo fato das moças terem que chamar os clientes de "mestres" já mostra uma submissão ridícula, condizente ao que é esperado das mulheres pelos otakus que frequentam esses estabelecimentos. Obviamente elas não sofrem nenhum desrespeito nesses lugares e são veneradas por esses virgens, mas isso não diminui a humilhação e submissão.
    Agora, o motivo pelo qual isso não daria certo no Brasil: brasileiros são mal-educados. E digo que por isso NENHUM DOS ESTABELECIMENTOS daria certo. "Otakus" brasileiros não conseguem andar em grupos sem criar grandes algazarras, gritar coisas em japonês e fazer escândalos, o que inviabilizaria sua presença em mangás cafés. Quanto os maid cafés, não haveria a menor demonstração de respeito para com as mulheres, que seriam tratadas como prostitutas ou metidas quando não quisessem sair com os nerdões (coisa que é proibida nos maid cafés originais). O próprio ministério público poderia ver o comportamento das maids como uma prostituição (o que, em certas bases, é verdade).
    Já que você citou economicamente, nenhum desses estabelecimentos seria rentável, simplesmente porque sequer existem tantos fãs de animação japonesa do jeito que você pensa, é só ver pelo fracasso dos animes na TV aberta e fechada atualmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anime em TV aberta é um fracasso porque gostamos de animes legendados. Todos esses fãs de anime não costumam sentar pra assistir TV, mas ficam assistindo pelo computador. Ao contrário do que pensa, 40% da população é otaku :3
      Um Maid Cafe seria muito bem vindo. O Bubblegum Cafe, em que acabei de virar maid, faz muito sucesso! Só não temos lugar fixo ainda ^_~

      Excluir
    2. Na minha opinião, um maid ou cosplay café no Brasil seria um sucesso garantido porque, primeiramente o campo de concorrência seria irrisório ou inexistente o que tornaria do negócio uma novidade e algo único. Você se esqueceu de um ponto importatíssimo, maids e cosplayers jamais serão confundidas com prostitutas se as vestimentas forem adequadas à nossa realidade, além de que o ministério público não tem o direito de ter preconceito conta uma profissão que é nada mais nada menos que uma generalização de garçonete. E, se sua preocupação é rentabilidade, claramente o retorno viria se houvessem simples estratégias de marketing bem jogadas para atrair tanto o público otaku quanto o público "leigo"(por assim dizer) e, é claro, um ótimo menu com cozinheiros talentosos. A possibilidade, força de vontade e rentabilidade existem, mas falta apenas concretizar o sonho. Eu pretendo abrir um maid café em breve aqui mesmo(em Salvador), basta finalizar os planejamentos. É meu sonho possível.

      Excluir
  2. (Obrigado pelo comentario,gostei tem uma boa argumentação,apesar de descordar.Continue nos acompanhando e comentando ^.^)

    Primeiramente sobre os Maid Café,eu até concordo que passe uma imagem machista.Porém isso não verdade,o que esse ambiente deseja passar é imagem de um local,como se os clientes estivessem em anime/mangá e satisfazer as fantasias dos clientes (claro que sem pornografia e sempre respeitando a funcionaria).Agora sobre os Otakus Brasileiros,não acredito que sejam mal educados,pelo menos meus varios amigos,e são muitos.Não sei quem são esses que você conhece,você pode estar tomando esses conhecidos como base para sua argumentação,porém os que eu conheço são muito educados,nunca faltamos com respeito a ninguém.A parte de gritar coisas não acho ruim,a imagem que você criou em sua argumentação é como se fossemos FUNKEIROS,e não somos com toda certeza.Eu não costumo dar atenção para o que as pessoas dizem sobre os otakus,mas acho irritante chamar os otakus de virgem,isso é a imagem que todos tem dos otakus japoneses e isso não se aplica para o Brasil,tenho muitos amigos que namoram,são casados,e os que tem os seus casos por ae.Não sei muito da vida pessoal de ninguém mas tenho certeza que muitos não são virgem,e mesmo que fossem isso só diz respeito a própria pessoa.Acho um grande preconceito ficar ofendendo as pessoas com esse tipo de ataque.Por último sobre a proposta de abrir alguns estabelecimentos desses no Brasil,acho que daria super certo sim,se você fizer uma pesquisa detalhada você verá que o Brasil possue um grande numero de otakus capaz de viabilizar um projeto assim,é só ver a imensidão de pessoas que pagam 25 reiais para ir no últido domingo do Anime Friends,depois todos partem pricipalmente para loja da Comix e gastam muito dinheiro com mangás,fora no restante do evento.Na liberdade os otakus gastam muito dinheiro comprando varias coisas relacionadas com animes,a quantidade de mangás licenciados é cada vez maior,isso porque o numero de otakus está aumentando cada vez mais (isso inclue os poser.E os otakus não se limitam a SP,o segundo maior evento do Brasil é o SANA em Fortaleza,que é um estado que fica no nordeste e as pessoa as vezes esquecem desses lugares e menosprezam.Sobre os anime da TV aberta,com todo respeito você não entende a alma Otaku,nós não ligamos pra anime dublado,são todos lixos (com excessão aos anime classicos),nós gostamos de anime legendado,que traz uma emoção imensa,como se os personagens fossem reais,é por isso que animes e mangás são diferenciados,é por isso que conquistou o mundo.O fracasso dos animes em TV aberta não quer dizer nada,e além disso o horário não é viavel para os otakus,pois muitos estudam e trabalham.Só quem esta em casa são as criancinhas que gostam de tom e jerry e pica-pau.Enfim,eu em nenhum momento quis ser machista,inclussive fiz questão de colocar um pouco sobre os Butler Café,não coloquei mais por falta de informações.

    ResponderExcluir
  3. Butler cafés são frequentados por fujoshis, que não sei se vc sabe, são otakas bem nojentas.
    Você só está se esquecendo que AF e Sana ocorrem uma vez por ano, com isso as pessoas se mobilizam ~de diversos estados~ pra poder estar neles. Um café se trata de outro tipo de serviço, é algo que fica aberto o ano todo e precisa contar com um número mínimo semanal de clientes. Mesmo que fosse na Liberdade em São Paulo (aonde já existe o histórico da cultura japonesa), dificilmente teria tantas pessoas durante os dias de semana ou até mesmo nos fins-de-semana pois uma característica comum em todos esses lugares é o preço elevado, o que o torna inacessível. Outro motivo seria que o próprio café não seria bem visto na região pois (caso vc não saiba), o Japão ODEIA otakus e sua cultura.
    E desculpe, mas você não pode se basear no número de vendas de mangá pra demonstrar o sucesso de animes no país. Falar que vocês querem ver legendado é muito bonito, mas isso não gira o capital e não causa incentivo aos distribuidores. O que realmente incentiva e faz o mercado crescer é, primeiramente, a audiência e em seguida a VENDA DE PRODUTOS originais.
    Canais com programação direcionada a otakus já foram fechados antes. Pegamos por exemplo a Locomotion: canal voltado a animes com a programação quase que exclusivamente legendada. Faliu. Animax veio com a dublagem pra pegar um público mais abrangente, faliu também.
    E de fato, as criancinhas (que é quem dá audiência e é quem os produtores têm que agradar) não curtem anime MESMO, por isso é um fracasso na TV.
    Não tenho nada contra hobby nenhum, só acho que é bom ter os dois pés no chão ao invés de ficar viajando na maionese e pensando "ai como o Japão é bom", porque tá longe de ser.
    E sobre otakus terem sido comparados com funkeiros (senti um certo preconceito aí), eu só tenho a dizer que você precisa ir na Liberdade num domingo pra entender do que é que eu estou falando quando digo que eles parecem uns mendingos mal-educados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu dito sobre as fujoshis, vou algo realmente ignorante.

      Excluir
    2. Seu dito sobre as fujoshis, vou algo realmente ignorante.

      Excluir
  4. Sobre as Fushoji eu sei do que elas gostam,mas cada um tem um gosto diferente e eu respeito.Não as acho nojentas por causa disso,isso é um grande preconceito.Sobre o AF e o SANA que só ocorrem uma vez por ano eu compreendo,apena tirei como base,mas tem também o Anime Dreams e o Ressaca Friends que lotam.Na liberdade existem lojas especializadas que ficam abertas a semana toda,e mesmo assim continuam abertos,pois o nogócio é bem viavel.Também sei que os Otakus são odiados no Japão,tanto que o termo é utilizado no sentido pejorativo.E sobre o mercado dos animes eu concordo com você,porém nós (Otakus) queremos anime legendados,se vendessem animes legendados (licenciados) no Brasil,garanto que muitos Otakus iriam comprar,alias os Otakus mesmo com acesso a internet,compram DVD's de anime (não licenciados),porque queremos ter nossos anime guardados,bonitinho.Sobre a Locomotion dificilmente iria dar certo,essas empresas que oferencem animes Animes Streaming jamais darão certo na minha opinião,a maioria dos fãs não curtem assistir anime online (eu por exemplo sempre baixo meus animes).E eu não fico viajando dizendo que o Japão é o melhor país do mundo,só que eu acho que lá tem mais coisas direcionadas para os otakus,e automáticamente é um ótimo país para os otakus.E não só a isso,a criminalidade no Japão por exemplo é muito baixa,mas claro que em muitos aspectos eu prefiro o Brasil.Sobre os Funkeiros,eu tenho respeito com as pessoas (até conheço muitos que escutam),no entanto eu jamais terei respeiro por esse estilo musical (que esta mais para um barulho com letras vulgares).Mas é fato que eles não possuem respeito para com os demais cidadãos.E por último sobre os Otakus mal educados com certeza deve existir,mas em número pequeno,você esta simplesmente gêneralizando.Ja fui muito quando era mais novo aos domingos na liberdade,sei bem como é o ambiente lá.Você parece sentir um ódio profundo em relação a nós,é triste saber que os cidadãos brasileiros estão se tornando iguais aos japoneses que só sabem críticar os otakus por tudo,até mesmo os crimes que ocorrem,dizem que é culpa dos anime e mangás.Agora só por curiosidade,você se considera o que?

    ResponderExcluir
  5. Eu não preciso me considerar nada, pra quê um rótulo? Gosto de assistir anime? Não muitos. Gosto de ler mangá? Só seinen. Gosto de livros de ficção científica como os do Azimov, curto livros de ficção medieval, assisto seriados (muito mais do que assisto animes hoje em dia), amo cinema, gosto de música.. sou uma pessoa comum, como qualquer outra, não sou mais especial que ninguém por ter assistido desenho japonês, mas isso é algo que otaku adora esquecer.
    E eu não odeio otakus, odiar é algo que exige esforço demais e uma perda de tempo enorme. Mas eu curto uma zueira, assim como acho engraçado piadas com nerds, roqueiros, funkeiros, micareteiros e tudo o que existe. Principalmente com certos rótulos que gostam de se julgar superiores a outras pessoas por causa da música que escutam.
    Voltando ao tópico: questão é que já foram lançados VÁRIOS dvds no Brasil, licenciados certinho. E fizeram sucesso? Não muito. É por isso que não tem mais.
    Sobre as fujoshis, erm... não é preconceito, elas são realmente nojentas, é só acompanhar por blogs que traduzem o 2ch (famoso board japonês aonde também se reunem otakus) as fotos dos quartos imundos em que elas vivem, inclusive fotos das próprias (referência: http://www.sankakucomplex.com/2011/05/20/disgusting-fujoshi-rooms-of-2ch/).
    Claro que pra você soa como "preconceito", mas pra mim falta de higiene caracteriza algo "nojento" e pronto.

    ResponderExcluir
  6. Eu nunca gostei de rótulos também,o único é Otaku mesmo,acho que não tem nada pra sentir orgulho em ser otaku,porém eu me sinto bem no universo em que eu vivo.Claro que eu nunca fujo da realidade,mas esse hobby me faz bem.Também gosto de varias coisas diferentes.Musica clássica,rock,MPB,J-music.Gosto de cinema,de artes (em especial Arquitetura,já que eu pretendo cursar),Gosto de estudar todas as matéria,Livros literários,etc...

    Tópico: Sim,só que foram licenciados dublados,e não legendados.Sobre as Fujoshi não irei mais comentar,você tem sua opinião e não irá mudar,só que mais uma vez você está generalizando.Também concordo que é falta de higiene,eu tenho um complexo com limpeza e claro que repudio isso.

    Sobre se auto denominar uma pessoa comum,acho que você segue muito os padrões estabelecidos pela sociedade capitalista,que determina o que é certo e o que é errado,e se você não seguir esses padrões você é um retardado,louco,idiota,etc...
    Eu não sigo esses padrões,eu repuio a sociedade da forma que é.

    *Espero que não fique chateado com meus comentários,estou apenas defendendo meu ponde vista assim como você defende o seu.Como disse antes,gostei das sua crítica,e espero que continue nos acompanhando e comentando ^.^

    ResponderExcluir
  7. Mas todo mundo é uma pessoa comum, o problema é que foi imbutido (pela mesma sociedade que você repudia) que cada um é ÚNICO. Como um floco de neve. Não, não são. Todos fazem parte da mesma matéria em decadência e final decomposição. Mas devido a esse conceito, vários gostam de pensar que são muito diferentes dos outros.

    Aliás, todos os DVDs comercializados aqui tinham, além da opção de dublagem, a opção de áudio original em japonês com legendas em português.

    ResponderExcluir
  8. hsuahsahuh não me refiro a matéria,se fosse isso é claro que eu concordaria que temos a mesma composição.Mas não somos iguais,as pessoas pensam diferente,isso é fato.Se todos fossemos iguais,o mundo seria um lugar melhor.

    Sobre os DVD's,sim realmente alguns vinham com essa opção,porém muitos não tinham.E além do mais pagar quase 50,00 reias (que pra epoca era muito) por 1 DVD é brincadeira,até mesmo porque nossos salarios não são elevados como o dos europeus,norte americanos e japoneses.

    ResponderExcluir
  9. seguinte...um dos meus orgulhos de ser otaku é fato de escapar totalmente do padrão que a sociedade aceita e chama de ser humano ...isso ja é o suficiente pra fazer meu cotidiano feliz...ja pensou?fazer parte da sociedade e pegar um som composto por apenas um verso e chamar de música? CÉLOKO... adoro levar minha vidinha nerd otaku e me relacionar com outros amigos nerds otakus que tem praticamente a mesma opinião sem preconceito e outros tipos de coisas degradantes que a sociedade colocou no mundo.

    -SOU A FAVOR de todo tipo de divulgação e publicação, pagando ou não...PONTO

    generalizar comportamento das pessoas ...putz é lamentável...é igual falar que todo padre é pedófelo ou que todo ateu não sabe respeitar a religião e opinião dos outros...

    pra mim generalizar, seguir padrão, e achar o fato da pessoa seguir uma "tribo" ou um grupo, ser desnecessário(lê se babaca)...pra mim tem coisa errada aí e tem que rever os conceitos kkk...cada um é livre pra fazer seguir oq quizer ^^...

    mas que todo mundo deveria fugir de viver no padrão da sociedade ISSO SIM DEVERIA

    VIVA OTAKICESSSSSS KKKK

    -

    ResponderExcluir
  10. Concordo totalmente com o "L",esse pode ser considerado um orgulho,fugir dessa sociedade podre que tenta nos corromper.

    Também condeno todo tipo de generalização,isso não pode ocorrer de maneira nenhuma.

    Viva a OTAKICE kkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  11. Eu não sou fujoshi, mais você não pode definir todas as garotas fujoshi como nojentas por causa do quarto ou comportamento de algumas

    ResponderExcluir
  12. na boa, chamar as fujoshi de nojentas é um GRANDE preconceito. Ninguém pode ser chamado de nojento pq gosta de Hentai, Yaoi, Yuri etc
    e eu gosto de ser otaku justamente pq no nosso mundo nós somos livres. Foi aonde eu encontrei um lugar que eu me encaixasse perfeitamente e eu ADORO a idéia de um maid café, mas uma coisa eu concordo com a Mariana, talvez os otakus até tenham respeito com as maids, mas com certeza haveria um grande desrespeito por parte de "pessoas de fora" do mundo otaku, mas descordo quando ela diz que é "uma espécie de prostituição", cara isso é ridículo

    ResponderExcluir
  13. Faço parte de um Maid café aqui no RS, e acho o maximo!!
    Foi muito legal ver o quanto o público apoiou e curtiu a idéia :)

    Para quem quiser dar uma olhada:

    http://maidinpoa.weebly.com/

    :*

    ResponderExcluir
  14. existem algum desses cafés em sp? se alguem souber eu agradeço obrigado ^^

    ResponderExcluir