janeiro 25, 2012

Sayonara Zetsubou Sensei [ さよなら 絶望先生 ]: Conheça o professor mais negativo do mundo.


Dados

Categoria: Anime
Nº de Episódios: 38 + 1 especial e 3 O.V.A.'s
Gênero: Shonen [Comédia,Vida Escolar,Sátira.]
Ano de Lançamento: 2007
Autor (a): Kumeta  Koji

Um certo dia estava eu navegando na internet,buscando algum anime interessante para assistir,quando me deparei com Sayonara Zetsubou Sensei.Logo me interessei pelo anime por causa do nome (Adeus Professor Desespero/Desesperado),e quando li a sinopse não tive duvidas e baixei para assistir.

Sinopse: A jovem Fuura Kafuka, caminhava pelas cerejeiras quando avistou um homem tentando se enforcar, ela o puxa para baixo na tentativa de arrebentar a corda. O homem se surpreende, pois Kafuka não acredita na possibilidade de alguém querer se matar em plena primavera, por ser uma das estações mais bela do ano. Este homem é extremamente negativo, já Kafuka é excessivamente otimista e resolve chamá-lo de kakarichou (chefe de seção cor-de-pêssego). Ele começa a falar sobre a importância do dinheiro no mundo e que para dar nome às coisas é preciso também de dinheiro, nesse momento Kafuka retira 50 ienes da sua bolsa e o entrega para então poder chamá-lo pelo nome dado a ela. Ele continua falando sobre vários problemas, mas Kafuka, não o escuta e começa a dizer que o mundo é cheio de esperança, sempre achando algo otimista e isso irritava cada vez mais o senhor. Por não aquentar mais a postura dela, ele foge deixando a moeda, dizendo que não aceita ser chamado daquela forma. Mas para surpresa de ambos, o novo professor da sala de Kafuka era o sensei Itoshiki Nozomu, o mesmo homem que havia encontrado antes.Durante sua apresentação, ao ter seu nome escrito na horizontal, ao invés de ser Itoshiki  Nozomu  (糸色 望), acaba formando os kanjis zetsubou (絶望 "desespero"), o que o deixa mais deseperado. Somado ao fato de que cada aluno de sua sala de aula tem uma personalidade incomum, que faz com que cada dia de sua vida seja desesperador.

As aulas inusitadas: O anime é focado em Itoshiki Nozomu e suas aulas um tanto inusitadas,ele costuma debater com sua turma algumas atitudes da sociedade que ele considera inadequadas ou estranhas.O problema é que esses atitudes são coisas normais do dia-a-dia,que ele acaba transformando em uma coisa macabra e muito fora do comum.Exemplo disso é aula em que ele começa a falar sobre pessoas com excesso de culpa,pessoas que pedem desculpas mesmo sem ter feito nada de errado,a partir disso ele começa a mostrar vários exemplos desse tipo.E existe um tal de cruzamento da desculpa (algo assim,não tenho certeza) um lugar cheio de pessoas que pedem desculpas umas para as outras por nada,tem inclussive uma das cenas mais engraçadas desse anime uma batida de carro de mafiosos,eles saem do carro um encarando o outro (parece que vão sair na mão) só que derrepente um começa a pedir desculpas para o outro (eu ri muito nesse episódio da primeira temporada).Outra aulas engraça é a das "Presunção",pessoas que têm certas atitudes presumindo que irá acontecer coisas boas a partir disso,ae começa os exemplo,casais brigando presumindo que no final vão se reconciliar e ir pra cama e a aula dos "Abandonados" que começa com Nozomu falando assim,pra onde os coitados dos dêmonios vão apos serem expulsos do nosso corpo?Ae ele fala de todos os abandonados,como presidente de uma empresa expulso,primeiro ministro caçado e esquecido,ele próprio foi demitido e esquecido.

Análise: Eu particularmente não tenho do que reclamar em relação a esse anime,a comédia não é forçada e tem várias sátiras não só com outros animes,como também com diversas celebridades de vários areas diferentes.E algo muito interessante é a crítica em relação a nossa sociedade,esse é o motivo que leva o Sensei Itoshiki Nozomu a ser tão negativo,por causa de uma sociedade injusta que da mais valor a coisas materiais,onde o dinheiro manipula tudo (caracteristica marcante do capitalismo).Através de muita comédia o autor nos mostrar a visão de um cidadão que fica "Desesperado" com as praticas de uma sociedade materialista e que ignora pessoas com um modo de vida diferente do deles.

Personagens:

 Fuura  Kafuka  (風浦 可符香): Uma colegial estranha e muito otimista que "salva" o protagonista de uma tentativa de suicídio. Tem atitudes infantis, pois não crê que coisas tão diferentes - hikikomori ou stalking - possam existir tão próximas a ela. Fuura Kafuka é um nome pensado exatamente no aclamado escritor Franz Kafka. Assim como a vida deste foi dramática e cheia de infortúnios, Fuura também possui um passado bastante tocante, explicando talvez os seus distúrbios de personalidade e possivelmente esquizofrenia, que lhe onfere, como diz Nozomu no primeiro episódio, uma semelhança com Anne Shirley, personagem de um livro canadense aclamado pela crítica (Anne of Green Gables, de Lucy Maud Montgomery). Kafuka tinha um pai maníaco-depressivo, que vária vezes tentou se enforcar e morrer. Sua mãe foi possuída certa vez por um demônio. Seu tio era um criminoso famoso e foi preso. Em certo episódio fica implícito que ela já tentou cortar os pulsos. Contudo, a garota é o exato contraponto do desespero: toda vez que pode, contraria o professor desesperado com alguma interpretação excêntrica da realidade ou um ponto de vista bastante diferenciado. Certa vez é revelado que no fundo de seus olhos existe uma fúria e terror imensuráveis.

Kitsu  Chiri  (木津 千里): Uma estudante que faz questão de manter tudo organizado e simétrico. O que é notado até mesmo no seu cabelo, que é dividido perfeitamente. Tenta organizar as coisas de sua maneira, com um pouco de violência. Também demonstra um grande conhecimento a respeito de eventos históricos internacionais violentos. Ela pressiona Itoshiki  Nozomu  para que se case com ela, após terem acidentalmente dormido na mesma maca da enfermaria.Ela é sanguinária,sempre que fica muito exitada aparece em cenas com armas perigosas e esquartejando pessoas.





Kobushi  Abiru  (小節 あびる): Garota que está
sempre com um tapa-olho e curativos por todo o corpo. De início, pensavam que ela sofria violência doméstica. Porém, descobrem que a causa de seus ferimentos é seu estranho fetiche: puxar caudas de animais. O que acaba irritando-os e causando acidentes.





Komori Kiri (小森 霧): Uma bela garota hikikomori que está sempre escondida em locais fechados. Vivia trancada no próprio quarto, porém Fuura Kafuka e Nozumo Itoshiki conseguem fazer com que ela saia de seu quarto, de uma forma não muito convencional.








Tsunetsuki Matoi (常月 まとい): Uma jovem que persegue seus namorados, tirando-lhes toda a privacidade - stalker. Visto como problema, ao tentar ajudá-la, Nozomu faz com que ela se apaixone por ele, formando uma grande corrente de stalkers.













Hito Nami (日塔 奈美): Uma garota diferente, por ser considerada completamente "normal". Porém ela se sente muito ofendida quando chamada assim, exatamente porque odeia ser normal. Foi chamada de normal pela primeira vez por Fuura Kafuka e a partir daí todos os estudantes passaram a chamá-la assim.



Fujiyoshi Harumi (藤吉 晴美): Uma fangirl de yaoi que escreve doujinshi. Criativa e meio dispersa, às vezes passa a aula lendo yaoi. Itoshiki Nozomu se identifica com ela quando descobre que ela escreve doujinshi. Porém se engana, pois ele escrevia poemas, enquanto ela fazia exatamente o que as garotas da atualidade - no Japão - gostam de ler: doujinshis com temática homossexual.






Sekiutsu Maria Taro (関内・マリア・太郎): Tarou Sekiutsu era um estudante que acabou vendendo seus domumento para uma imigrante em situação ilegal. Tarou Maria Sekiutsu seria essa imigrante, que aparenta ser mais nova que os demais alunos. Também é extremamente pobre e não costuma usar sapatos e calcinhas, o que causa nos outros alunos uma grande vontade de protegê-la. Além dela estar totalmente por fora das tecnologias.

Otonashi Meru (音無 芽留): Extremamente tímida. Porém, em uma das aulas, quando Nozomu Itoshiki decide dar a ela um tratamento especial após descobrir que ela apenas conseguia se comunicar através de e-mail/SMS por celular, descobre que ela é muito abusiva e indelicada pelas mensagens que manda.





Kimura Kaere (木村 カエレ): Repatriada, sofre de desordem dissociativa de identidade. Kaere seria a personalidade estrangeira, que critica os hábitos japoneses e é totalmente atipática. Enquanto a outra personalidade, Kaede, é amável e aprecia a cultura japonesa.






Kaga Ai (加賀 愛): Uma garota muito tímida que por ter complexo de culpa, pede desculpas por qualquer coisa. Só apareceu no final da primeira temporada, porque não queria atrapalhar a história.



Okusa Manami (大草 麻菜実): Uma colegial casada que tem vários trabalhos para pagar as dívidas do marido. É revelado que seu marido a trai, mas ela já é ciente.





Mitama Mayo (三珠 真夜): Menina com cara de má que age de forma maligna constantemente. Mas por ser tão óbvio, ninguém - principalmente Nozomu - acredita que ela seja realmente má. Ela tem uma queda pelo professor, mas só consegue se expressar agredindo-o.






Usui Kagero (臼井 影郎): Representante de classe que está sempre sendo ignorado. Só é lembrado quando sua careca precoce está aparente.






Kudou Jun (久藤 准): Jun é descrito como "O gênio contador de histórias. Não há história que ele não possa contar. Cara de boa aparência". Costuma contar histórias com metáforas que são aplicadas nos problemas vividos pelos colegas - e professor - problemáticos.

Itoshiki Rin (糸色 倫): Irmã mais nova de Nozomu. Mestre de Ikebana. Seu nome escrito em horizontal assemelha a escreita de zetsurin (絶倫? "inigualável"). Porém, fica furiosa quando chamada de Zetsurin






*O anime tem muitos outras personagens,porém os citados acima são os que aparecem com frequencia.

Opening 1


Um comentário: