janeiro 16, 2012

Biografia: Rumiko Takahashi

Olá galera,hoje trago mais uma biografia,trata-se de uma mangaká que é considerada a melhor (talves de todos os tempos) do Japão,e é também a mangaká mais bem paga do país.Claro que estamos falando de ninguém menos do que Rumiko takahashi que ficou conhecida pelas suas longas séries (principalmente comédia romântica) como Urusei Yatsura,Maison Ikokku,Ranma 1/2 e InuYasha.Rumiko Takashi é uma autora muito querida e reconhecida no Japão,sua primeira série de grande sucesso por exemplo (Urusei Yatsura) é considerada a mãe das comédias românticas no estilo harém (um personagem masculino rodeado de belas mulheres).

Trajetória

Rumiko Takahashi nasceu Em 10 de outubro de 1957 em Niigata,Japão.Ela teve uma infância normal, mas o seu interesse por manga não parecia mais desenvolvido que o da maioria dos adolescentes japoneses.Ela ocasionalmente rabiscava nas margens de seus cadernos enquanto frequentava o colégio Chuo de Niigata, mas nunca pensou em enfrentar a vida difícil de um criador de mangá como uma profissão. Mesmo durante seus anos de faculdade, mangá era só um hobby para Takahashi. Durante seus anos na Universidade para mulheres do Japão, ela se matriculou em Gekiga Sonjuku, uma escola de mangá que ficou conhecido pelo lado exigente do seu fundador, Kazuo Koike (mais conhecido por ser autor de Lone Wolf and Cub e Crying Freeman). Koike é um autor muito famoso no Japão,em seus anos de formação Takahashi deixou claramente uma boa impressão em seu trabalho. Durante seu tempo na Gegika Sonjuku ela  também trabalhou ao lado de  Atsuji Yamamoto. Enquanto frequentava a Gegika Sonjuku, ela também entrou Nihon Josei-dai, uma universidade exclusiva para mulheres, onde ela fez amizade com Hanako Meijiro, uma mangaká e Hikawa Reiko, uma escritora de fantasia. Ela também trabalhou como assistente em Kazuo Umezu, criador de mangás de horror, onde Orochi é a série de maior sucesso. Takahashi se tornaria mais famosa do que seus companheiros, e sua popularidade seria rival e, talvez, ultrapassar o de seu instrutor, Koike.
Por dois anos Takahashi foi treinada por Koike, que salientou a importância de personagens interessantes em uma história. Os personagens fascinantes de Takahashi podem ser ligados às lições que aprendeu durante esse tempo. Do protagonista pervertido de Urusei Yatsura, Moroboshi Ataru, à inocência de Angela em One-Pound Gospel, são exemplos dos personagens fascinantes de Takahashi. Seus personagens quebram o molde estabelecido pela  maioria dos anime e manga arquétipos. Ela tem o cuidado de retratar as mulheres como personagens muito fortes que rompe com a visão tradicional das recatadas japonêsas. Suas personagens femininas corresponde seus personagens masculinos em tenacidade e inteligência. 
Quase todos os seus personagens não são bons ou ruim,eles são apenas humanos. Seus personagens estão constantemente em conflito uns com os outros e as situações que encontram dentro de suas Rivalidades jogam eles para dentro e para fora do amor. Por exemplo, a infeliz Miyake Shinobu de Urusei Yatsura ama o idiota do Moroboshi Ataru, mas eventualmente se cansa de persegui-lo e começa a perseguir Mendo Shutaro, um rapaz bonito e rico. Com o passar da série parece que os dois finalmente terão um momento de amor, mas esse momento nunca chega e Shinobu, mais uma vez passa a se interessar por Inaba para encontrar o amor verdadeiro. 
Outro exemplo brilhante de caracterização engenhosa de Takahashi é Mitaka Shun de Maison Ikkoku. Em Mitaka, Takahashi encontrou ainda um outro estudo de personagem fascinante. Ela define-o como um homem perfeito que tem tudo, dinheiro, beleza, refinamento, e joga-o contra Godai, que não tem nada. Seria fácil para Takahashi seguir a fórmula da maioria das histórias românticas e fazer Mitaka um idiota ganancioso que faria o possivel para conseguir o que quer e depois deixar Kyoko, mas engenhosamente ela tem uma abordagem completamente diferente. Mitaka ama tanto Kyoko quanto Godai a ama, e os leitores são levados a ver que ele não deve ser julgado com base em sua aparência ou seu dinheiro, mas o que está em seu coração. Essas relações sempre em evolução no trabalho de Takahashi são um testemunho da forma de como seus personagens crescem durante toda a história publicada.
Em 1976, Takahashi começou a pôr em prática todo o seu treinamento para criação publicação de mangás de curta duração no clube de mangá da Universidade de Mulheres do Japão. Como parte do clube criou histórias como Thus A Half of Them Are Gone and Bye-Bye Road. Seus primeiros anos como mangaká foram repletos de decisões difíceis para a jovem criadora. Ela teve que escolher entre entrar no mercado de trabalho ou perseguir seu sonho de se tornar um artista de mangá. No Japão, aqueles que não participam processo de entrevistas para um emprego na mesma idade que os outros,podem afetar negativamente as futuras entrevistas. Se Takahashi decidisse tentar se tornar uma mangaká por alguns anos e não tivesse sucesso, o mercado de trabalho não iria contratar alguém de sua idade, quando havia outras pessoas mais jovens, que eram tão qualificados quanto ela. Assim, a decisão de se tornar uma artista de mangá foi uma tarefa difícil. Seus pais tentaram fazer ela mudar seu caminho escolhido, mas finalmente ela decidiu seguir em frente (Ainda bem que ela fez a escolha certa XD).
Suas histórias chamaram a atenção de mega editora Shogakukan, e ela foi convidada para publicar uma história para a revista weekly boy's,Shonen Sunday. Mal sabia Takahashi que esta revista se tornaria seu lar para o resto do século e além. A história que foi publicada por Takahashi foi  Those Selfish Aliens, seu primeiro trabalho profissional e que ganhou o prêmio ""New Artist Award" e deu-lhe a oportunidade de publicar sua primeira série. A história que ela estava prestes a criar passaria a ser uma das séries mais queridas da década de 1980, Urusei Yatsura.
Os rigores da publicação de uma série de mangá semanal revelou-se difícil para a jovem criadora. Infelizmente Takahashi teve problemas para cumprir prazos logo no início e a publicação foi frequentemente interrompido até 1980, quando ela finalmente encontrou seu ritmo e começou a publicar com regularidade. Afinal de contas ela tinha apenas 20 anos, e estava entrando em um campo dominado por homens, com prazos e horários rigorosos, Takahashi teve um início empolgante. Urusei Yatsura foi pouco frequente e peculiar, mas popular. 
A história era única, um rapaz com uma sorte incrivelmente ruim vivia apenas tentando ter um tempo com sua namorada quando um velho monge prevê coisas terríveis para ele. O menino, Moroboshi Ataru, é forçado a competir contra Lum, uma princesa alienígena, em um jogo de tag com o destino do mundo pendurado na balança. A história evolui e muda conforme Takahashi se acostuma com seus personagens e desperta uma habilidades de contar histórias. Ataru vai de um infeliz, a um azarado estudante e um pervertido lendário. Lum, uma personagem que era para se tornar apenas uma pequena parte da história se tornou o foco principal da série e depois com passar dos anos evoluiu para um ícone japonês. Olhando para trás, Takahashi diz que Urusei Yatsura foi fácil para ela escrever, devido ao fato de que ela estava escrevendo para um público em idade universitária, que é exatamente quem ela era na época.
Os primeiros anos de sua carreira foram difíceis. No começo ela morava em um apartamento de 150 metros quadrados, com seus dois assistentes. O apartamento era pequeno, desarrumado, e lotado de parede a parede com material artístico, mangá, caixas de ramen vazias. Muitas vezes ela dormia em um armário devido ao espaço pequeno. Sua vida neste momento se tornou a inspiração para sua segunda série, Maison Ikkoku. Criado em 1980 e publicada simultâneamente com Urusei Yatsura (embora tenha sido mensal enquanto Urusei Yatsura era semanal), Maison Ikkoku segue Yusaku Godai, um jovem nos seus vinte anos que é um ronin, um estudante que foi reprovado no vestibular e agora deve esperar mais um ano para tentar novamente. Enquanto espera, ele se muda para uma casa barata de embarque chamado Maison Ikkoku e se depara com os moradores insanos do edifício, que não perdem tempo tornar sua vida mais miseravel do que ja é. Quando ele finalmente decide se mudar, um novo karinin (gerente do edifício) aparece na forma de  Otonashi Kyoko, uma mulher linda e jovem, que recentemente se tornou viúva. A série segue Godai tentando conquistar o coração da madura Kyoko enquanto ele tenta encontrar seu lugar no mundo e se defender de seu rival pelo afeto de Kyoko, Shun Mitaka, um bonito e rico treinador de tênis. O triângulo complexo romântico estabelecido na série suga os leitores e cria uma história verdadeiramente universal sobre as dificuldades do amor.
Takahashi escreveu Maison Ikkoku para um público mais velho do que os dos outros projetos que ela estava trabalhando no momento. A série é seu trabalho mais realista. Não há estrangeiros, artistas marciais, demônios, somente as pessoas que estão com sorte tentando encontrar alguém que eles possam se relacionar e superar as dificuldades da vida. A caracterização da série é uma das melhores entre qualquer série de mangá. Yusaku Godai passa por uma transformação incrível com a série de movimentos em tempo real. Ele cresce com os leitores e por determinação ele deixa para trás a sua indecisão e se torna um adulto, maduro bem sucedido.
A realização como profissional e o auge para quase qualquer artista de mangá é ter uma de suas obras trasformada em animação. Takahashi atingiu essa meta em 1981, garantindo-lhe mais notoriedade, sucesso e fama. Urusei Yatsura começou a ser exibida na TV aberta no Japão em 14 de outubro de 1981 e foi dirigido pelo então desconhecido Mamoru Oshii. Oshii viria a se tornar um dos diretores  japoneses mais importantes da década de 1980 e 1990 com outras séries, como Patlabor, Ghost in the Shell, e Jin-Roh, mas seu sucesso começou enquanto cavalgava com a estrela em ascensão Rumiko Takahashi. A adaptação de Urusei Yatsura começou a sua longa associação com Kitty Animation, empresa responsável pela animação de todos os seus trabalhos durante os anos 1980 e 1990. Continuou sua associação com a empresa até que Kitty Animation saiu do negócio no final de 1990. 
Takahashi tinha uma montanha de idéias que ela queria colocar no papel, os primeiros anos de sua carreira, e os anos 1980 são marcados por dezenas de contos que ela criou. Três de suas histórias, Maris the Chojo, Fire Tripper, e The Laughing Target foram transformados em O.V.A.'s de sucesso. Seus contos continuaria ao longo de sua carreira, mas a década de 1980 marcou sua manifestação mais significativa deste género.
1987 pode ter sido o ano mais significativo na carreira de Takahashi. Ela estava no mundo dos mangás como uma profissional há quase 10 anos quando ela decidiu terminar suas duas série em andamento, Urusei Yatsura e Maison Ikkoku. Em retrospecto Takahashi disse que ambas as séries personificaram seus anos vinte, e que sempre lembraria delas com carinho. Ambas as séries encontraram seus finais felizes, e Takahashi foi rápido para passar para a próxima fase de sua carreira. 
Ela começou criando Mermaid Saga, uma série que ela vinha trabalhando em off por uma década. A série segue um par de imortais que buscam encontrar um fim para a vida eterna e morrer em paz. Enquanto a maioria dos criadores faria personagens encantados com os poderes da vida eterna, apenas Takahashi criaria personagens que procuravam acabar com sua existência sem fim. Esses personagens marcaram a nova fase da criadora em contar histórias. Este não era a sua habitual comédia romântica, mas uma história escura, horrível e graficamente violento. Era muito semelhante às obras seu mentor Kazuo Koike. 
Yuta é um imortal de 500 anos que vaga pelo Japão durante séculos, antes dele encontra Mana, uma jovem imortal que vira sua companheira. Eles buscam encontrar outras pessoas que procuram ganhar os seus poderes,muitas não são fortes o suficiente, e acabam se tornando criaturas demoníacas chamados 'Lost Souls'. Os Lost Souls foram usados ​​como uma metáfora para as qualidades do homem que iria procurar a imortalidade para ganho egoísta. Takahashi disse que Mermaid Saga é um caminho para que ela solte suas emoções, uma catarse interior. 
Ela seguiu Mermaid Saga com One-Pound Gospel, publicado na revista Young Sunday estreando domingo, um spin-off da Shonen Sunday onde Urusei Yatsura tinha funcionado. One-Pound Gospel é o único que lida com o cristianismo, um tema muito pouco frequente para mangá em uma cultura que é dominado pelo budismo e o xintoísmo. Em que o centro da série são os compromissos. Angela é uma noviça se preparando para tomar seus votos, o mais importante para a série é o voto de celebacy. Ela é tentada por um jovem boxeador chamado Kosaku Hatanaka, que tem sua própria tentação amorosa. Ele constantemente luta contra seus problemas de peso para permanecer dentro de sua categoria de peso adequada, o tempo todo tentando conquistar o coração aparentemente inatingível, de uma mulher que está completamente indisponível devido a seus compromissos religiosos a Deus. 
E então, como se não estivesse bastante ocupada em 1987, Takahashi lançou outro grande sucesso, sua terceira série principal, Ranma ½. Durante o final de 1980 o campo de shonen mangá (rapazes) foi dominada por histórias de artes marciais, o mais significativo sendo Akira Toriyama com Dragon Ball Z. Takahashi sempre gosteu de ação e artes marciais de Fist of the Northstar e decidiu levar no próprio balanço um mangá de artes marciais. É claro que ela adicionou em sua comédia romântica a marca de uma história completamente original. Em Ranma ½ o principal (Ranma Saotome) um jovem lutador de artes marcial obstinado que retornou recentemente ao Japão a partir de uma longa viagem de treinamento na China. Ele está noivo de Akane Tendo, filha de um amigo da família, contra a sua vontade e, em seguida, seu segredo é revelado .... constrangedor, quando molhado com água fria o jovem artista marcial torna-se uma menina. A série lida com questões de gênero, muitas vezes um tema abordado no trabalho de Takahashi. A relação entre uma menina moleca e um menino macho / menina cria uma dinâmica interessante que não tinha sido visto antes, mas foi muitas vezes imitado desde então. 
Ranma ½, como sua série anterior, também foi feita em um anime. A série trata com altos e baixos nas avaliações. A série, por vezes, se afastaram do trabalho de Takahashi que possam estar relacionados às dificuldades enfrentadas. Ela terminou o manga em 1996, logo após o Episódio final de Ranma ½ ser lançado. A série nunca foi concluida em forma de animação. Como a década de 1990 decretou o fim da Kitty Animation, a casa de todas as adaptações animadas terminaram. 
Em 06 de julho de 1995 Shogakukan comemorou a venda do mangá 100.000.000 de Rumiko Takahashi, Ranma ½ Volume 34. Os convidados do evento foram recebidos por meninas vestidas como Lum de Urusei Yatsura, e Takahashi foi acompanhada por seu ator favorito Takarazuka, Yoka Wao. No início da cerimônia, um carretel de destaque foi mostrado com toda a obra do passado de Takahashi. A montagem foi narrada por Fumi Hirano e Toshio Furukawa, mais conhecido como as vozes por trás de um dos casais mais famosos Takahashi,como  Lum e Ataru de Urusei Yatsura por exemplo. Após a apresentação, foi dado para Takahashi um pedaço de arte emolduradas assinada por vários artistas de mangá parabenizando-a na realização. A obra foi apresentada por Mitsuru Adachi, um criador de mangás da série companheiros que têm aparecido na Shonen Sunday ao lado Takahashi desde o início de sua carreira. Os dois artistas têm carreiras muito semelhantes, ambos têm um estilo simples mas elegante para os seus trabalhos artísticos, ambos atingiram o 1-100 milhões de ponto de venda, e ambos têm trabalhado para a revista Shogakukan Weekly Shonen Sunday ao longo de suas carreiras. Os dois artistas ainda colaboraram com os desenhos. Takahashi admite abertamente que Adachi é um de seus pares favoritos. Depois Takahashi recebeu sua homenagem das Adachi, um ringue de luta foi erguido, e em honra do amor de Takahashi pelo esporte, teve uma lugar entre Genma Saotome em forma de panda (Ranma ½) e Kotatsu-neko (Urusei Yatsura). Após a exposição, seis dos lutadores mais famosos do Japão fizeram um show para o público. O jogo consistia em um jogo de seis tag caminho entre Manami Toyata, Reggie Bennett e Kaoru Ito contra Inoue Kyoko, Takato Inoue e Aja Kong. Após a partida terminou o locutor proclamou: "O verdadeiro vencedor desta noite é Takahashi!". 

Todo o resto da década de 1990 Takahashi continuou ligando e desligando com suas histórias Mermaid Saga e One-Pound Gospel. Muitas vezes, seus contos foram publicados na Big Comic Spirits, em vez de sua antiga casa,a Shonen Sunday. Devido a esta alteração em suas obras,ao invés de histórias como Maison Ikkoku, comédias doméstica e familiar, história mais sangrentas. Isto marcou uma maturação em seus trabalhos, e seria ainda mais evidente na quarta e mais importante série de sua carreira, InuYasha Sengoku Togi Zoshi. 
InuYasha marcou uma mudança importante no estilo de seus  trabalhos. Era muito sério e decididamente não-comédia quando comparado com as obras que tinham vindo antes.Parecia mais com Mermaid Saga sério e violento. InuYasha lida com o despertar de um meio Yokai chamado InuYasha, que tem uma relação com a morte da mulher que ele amava, que ele acreditava que o traiu 50 anos antes. Um clássico triângulo amoroso é criado por Takahashi quando a mulher, Kikyo, volta dos mortos apenas para descobrir que ele está agora com sua reencarnação do futuro, Kagome. As relações são mais maduros, mesmo que se concentre nos personagens jovens. Vida e morte são elementos comuns tratados na série, e que muitas vezes parece que a vida dos personagens estão por um fio. Estes é certamente o grupo mais atormentado que ela já criou. Também marca a criação de seu primeiro vilão irredimível, Naraku. Takahashi criou um vilão que não possui nenhuma consideração pela vida dos outros. 
Com o encerramento da Kitty Animation, Takahashi tinha que encontrar uma nova companhia de produção para liberar a animação para InuYasha. Tinha quatro anos desde que Ranma ½ tinha terminado, marcando a maior seca em ter um de seus títulos na TV aberta japonesa. Fãs a acolheram de braços abertos e InuYasha se tornou um de seus maiores sucessos. Parte dessa popularidade pode ser atribuída à nova empresa por trás do anime, Sunrise, mais conhecido por seu trabalho sobre o Mobile Suit lendária franquia Gundam. Sunrise ficou mais perto de suas idéias história original do que Kitty fez com Ranma ½, comercializado bem, e o sucesso veio em espadas. 
O último título de Takahashi (e também o atual) é Kyokai no Rinne.A série conta a história de Mamiya Sakura , uma garota que ganhou o poder de ver fantasmas depois de um incidente quando criança, e seu colega de classe Rokudou Rinne, um garoto meio humano e meio shinigami que ajuda os espíritos a cortar seus laços com o mundo e finalmente passar pela roda de samsara, e renascerem. O mangá está sendo lançado semanalmente no Japão.
Nesse novo milênio que começa, Takahashi ainda está em cima e crescendo mais e mais a cada ano. Sua carreira continua a explodir depois de quase 32 anos de criação de mangás. Ela dedicou sua vida a sua carreira, nunca se casou, e por sua própria confissão raramente tem tempo para desfrutar de sua fortuna enorme. Ela não se arrepende em relação ao caminho que ela seguiu. As histórias de Rumiko Takahashi trazem felicidade a milhões de pessoas em todo o mundo, essa é a recompença que a tras de volta para sua mesa de desenho a cada semana.




Curiosidades

-Signo: Libra
-Esporte favorito: Lutas Marciais
-É a irmã mais nova do também mangaka japonês Kazuki Takahashi, criador de Yu-Gi-Oh!
-O mangá Ranma 1/2, esteve para finalizar no volume 24, mas por causa da pressão dos leitores (e editores) a história desenrolou-se até ao volume 38

*Não achei muitas coisas curiosas sobre ela Ç.Ç

Frase de Rumiko Takahashi

"Todas as pessoas são vítimas de suas próprias dúvidas, por isso neste mundo não pode existir uma alma totalmente pura"

Obras

1978 - Urusei Yatsura
1980 - Maison Ikkoku
1984 - Mermaid Saga
1987 - One-Pound Gospel
1987 - Ranma 1/2
1996 - InuYasha
2009 - Kyokai no Rinne (em andamento)






By: (Kon) Reinaldo Guedes

5 comentários:

  1. Muito legal!! Só uma correção.. ela é do signo de Libra, não de Virgens!!

    ;)

    ResponderExcluir
  2. amo muito as obras de rumiko takahashi os tasos ,a história enfim ela é uma isnpiração para mim.

    ResponderExcluir

  3. NOSSA SO TENHO A AGRADECER OTIMA BIOGRAFIA AMO ELA DESEJO QUE ELA VIVA MUITO!!

    ResponderExcluir
  4. Valeu galera... Erro corrigido XD

    ResponderExcluir